25 outubro 2011

Sua excelência o tomate

Um dos alimentos mais nutritivos da nossa mesa, o tomate contém vitaminas A, C e do complexo B, minerais (como potássio, fósforo e magnésio) e licopeno, que previnem uma lista de doenças e ainda rejuvenecem. A nutróloga Cristiene Coelho (médica e membro da Associação brasileira de nutrologia) explica o poder de ação de cada compnente:

Vitamina A: boa para a visão e a saúde da pele, também tem influência na reprodução e no desenvolvimento embrionário.

Vitamina C: antioxidante, protege o coração, aumenta a imunidade, participa da síntese de colágeno e auxilia na absorção do ferro presente nos alimentos.

Vitaminas do complexo B: importante para produzir energia no organismo, ainda preserva a saúde mental e a emocional.

Potássio: garante o bom funcionamento do coração e é essencial na transmissão dos impulsos nervosos e no transporte de nutrientes e água para dentro das células.

Fósforo: ativa as vitaminas do complexo B, participa do processo de manutenção dos ossos e dos dentes, melhora a resistência e ainda fornece energia.

Magnésio: o mineral age no sistema nervos, fortalece os ossos e os dentes e também previne câimbras e enxaqueca.

Dica: se você não é fã das sementes, sem problema: os maiores nutrientes do tomate encontram-se na casca e na polpa "as sementes concentram um alto grau de acidez, portanto eliminá-las na hora do preparo de alguns pratos é até interessante"

O tomate faz muito bem à saúde, mas não é para todos. "quem tem gastrite ou úlcera precisa evitá-los, pois ele irrita a mucosa gástrica" explica a nutróloga Cristiane Coelho, Os pacientes com insuficiência renal crônica devem consumir esse fruto com cautela, por conta da necessidade de controlar a absorção de potássio presente na alimentação.

Fonte: revistamxima
Imagem: Google

1 comentários:

Sissym disse...

Eu sou louca por tomates, gosto de todos os jeitos, como todos os dias! E acho que um prato sempre fica mais bonito com a cor viva de um tomate.

Beijos

Postar um comentário