19 outubro 2011

5 mitos alimentares

Sabe aquelas frases que você escuta a todo momento? Podem não ser tão verdadeiras assim!
 
1 - Ovo com casca vermelha é mais saudável
 
A cor da casca do ovo não influencia as suas propriedades nutritivas. É a raça da galinha que determina o fato de um ovo ser vermelho ou branco e não os seus nutrientes.
 
 
 
 
2 - Produtos sem conservantes são orgânicos
 
A ausência de conservantes não quer dizer que determinado produto seja orgânico. Apenas o alimento cultivado sem o uso de agrotóxicos, insumos artificiais tóxicos e modificações genéticas pode ser considerado orgânico. Nem todo alimento hidropônico, integral ou natural é produzido de forma orgânica. Para não se confundir na hora da compra, vale procurar os rótulos dos produtos pelo selo com os dizeres: “alimento / produto orgânico, isento de agrotóxicos”.
 
3 - Leite desnatado é mais fraco que o leite integral
 
A única diferença entre os dois tipos de leite é que o desnatado tem menor quantidade de gordura e não possui as vitaminas lipossolúveis associadas à gordura. Ambos são ricos em carboidrato, cálcio e proteína. Uma dieta pobre em gordura é aconselhável para todos, principalmente quem quer levar uma vida saudável, por isso esta substituição é sempre indicada.
 
 
4 - Carne de frango ou boi é mais saudável que a de porco
 
A carne de porco é rica em vitaminas e sais minerais e possui proteínas de valor biológico, como as carnes vermelhas e a de frango. Portanto, a sua fama de não ser saudável é injustificada. O porco tem partes com pouca gordura, que não prejudicam o bom funcionamento do organismo. Entre elas, os presuntos magros e o lombo. Já os toucinhos e embutidos devem ser consumidos com moderação. 
 
 5 - Limão e abacaxi ajudam a eliminar gordura
 
Estas frutas são pouco calóricas e contêm muita água, mas não é verdade que eliminam a gordura do organismo. Elas facilitam o processo de digestão e favorecem o funcionamento do intestino. Isso já está de bom tamanho, não é?
 
 
 
 
Fonte: revistasuadieta.com.br
Imagem: google

0 comentários:

Postar um comentário