01 março 2011

O lado bom do sal

Já nos acostumamos a ver o sal como um grande vilão, inimigo número um dos hipertensos e cardíacos, más  como tudo tem o seu lado bom e ruim o sal não poderia fugir a essa regra e também tem seu lado se bom moço e além de insubstituível no preparo dos alimentos, tem grande poder de desidratação. Em outras palavras, ele absorve a umidade e com isso extermina larvas de insetos, mofo e até os micro-organismos responsáveis pelo mau cheiro dos sapatos. O sal também ajuda a preservar equipamentos eletroeletrônicos e a relaxar o corpo depois de um dia tenso. Conheça o lado bom do sal.

By bye, mosquito!

Aquelas inocentes pocinhas d'água que se formam debaixo do escorredor de louças e em outros cantos da pia são lugar ideal para os mosquitos depositarem seus ovos - Inclusive o transmissor da dengue! Se você não se lembrar de secar a pia diariamente, povilhe sal nesses locais para matar as larvas.

Cores sempre vivas nas roupas e nos carpetes:

Como a água é um solvente universal, sempre que você lava uma roupa preta ou colorida com água pura ela tende a dissolver os corantes do tecido, deixando os tons esmaecidos. Mas se você colocar sal na água esse processo é bloqueado quimicamente, preservando a cor das roupas. Basta dissolver sal na lavagem e no enxágue das roupas pretas e coloridas, na proporção de 1 colher (sopa) de sal para cada 10 litros de água. Para restaurar as cores do seu carpete, limpe-o com pano, esponja ou escova umedecida em uma solução de 1 xícara (chá) de sal dissolvido em 3 litros de água e deixe secar naturalmente. A fórmula também ajuda a repelir traças.

Sapatos sem cheiros

Se quer manter sapatos, botas e tênis livres de odores, espalhe um pouco de sal dentro deles logo após usá-los. Além de esterelizar, o codimento absorve a umidade evitando a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau cheiro.

Proteja os eletrônicos:

Deixe um pratinho raso com sal grosso perto dos equipamentos (televisão, computador etc.). Ele absorve a umidade do ambiente, protegendo os aparelhos da oxidação. Troque o sal quando perceber que ele quase formou um torrão único e não está mais soltinho.

Relaxe!

Para eliminar a tensão do dia a dia, massageie delicadamente a pele úmida com sal grosso depois do banho, deixe o corpo secar naturalmente, espere 30 minutos e tome uma chuveirada só para tirar os grãos. Além de agir como esfoliante e eliminar células mortas da pele, o sal tem propriedades relaxantes sobre a musculatura. Se os pés e as pernas estiverem doloridos, mergulhe-os em água quente com sal grosso - use 1 xícara (café) por litro de água. Os dedinhos vão mexer de satisfação. 

Mágica antimofo

As roupas de cama e banho que ficam guardadas por muito tempo e terminam mofando? Molhe os locais manchados com uma mistura feita com suco de 1 limão e 1 colher (café) rasa de sal, e estenda as peças ao sol do meio-dia por aproximadamente das horas. O sal mata os fungos e o limão tira as manchas. Depois finalize a limpeza com uma lavagem completa, usando o sabão de costume (cuidado ao manusear limão ao sol. Caso o limão toque sua pele procure lavar o local com bastante água antes da exposição ao sol)

Vida nova para as esponjas

Depois do uso, mergulhe as esponjas em água fria salgada. Elas ficarão como novas e limpinhas, porque o sal age como desinfetante. Use 1 colher (sopa) para cada copo de água.

revistamaxima.com.br
imagem: google

3 comentários:

Beth Muniz disse...

Oi querida amiga,
Gostei demais das dicas.
Agora entendo porque quando compramos qualquer objeto eletrônico vem aquele saquinho junto. Eu sempre me perguntava para que servia. Bingo! Está respondido. Muito bom!
Gostei demais.
Valeu!
Grande beijo e fique com o Cara!
Beijo.

Bia disse...

Valeu pelas dicas, bem interessante!!

Antonio Vieira (Caixa de Dicas) disse...

Muito legal esta matéria sobre as vantagens do sal. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também este novo agregador: http://www.caixadedicas.com

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links e aumente exponencialmente as visitas de seu site.

Postar um comentário