29 outubro 2010

Ovo: de vilão a bom moço

A sua História

Não existe evidência de aves domesticas nas Américas antes da chegada de Colombo. Acredita-se que, em sua segunda viagem 1493, o navio de Colombo transportou para o “novo mundo” os primeiros galináceos, parentes das atuais galinhas poedeiras de hoje. Então, também não sei responder aquela clássica pergunta: quem veio antes o ovo ou a galinha?"

Há indícios de que a utilização do ovo na alimentação teve inicio em torno de 3200 a.C., época em que estima-se que tenha acontecido a domesticação da galinha.

No inicio dos anos 60, o ovo saiu do calor da mãe caipira para a tecnologia mais avançadas e para as produções de grande escala. O ovo migrou dos quintais das casas, para inspirações de jóias, simbologias no mundo.

O Bom Moço

Acusado de ser um dos principais inimigos do coração, durante décadas, o ovo renasce como alimento rico e saudável.

A idéia de criar o dia mundial do ovo (8 de outubro) veio as International Egg Commission, objetivando desmistificar o mal que faz o ovo. Segundo American Council of Science and health, não comer ovos é uma atitude imprudente.

Os ovos de galinha não contém vitamina C, mas são importantes para dieta de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, saúde dos olhos e muito mais. 

Segundo a OMS (organização Mundial de Saúde), o ovo é um produto excelente. É rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais, apresenta cerca de 11% de gordura concentrada apenas na gema. No entanto, pssoas portadora de colesterol elevado não devem abusar.

O ovo é versátil e o mais antigo alimento. Pode ser usado todo ou em partes, preparado e utilizado de inúmeras formas, Tem elevada densidade nutricional, fornece 12% do valor diário de proteína e disponibiliza as vitaminas A, B6, B12, ferro e zinco. Considerando a elevada proteína a comunidade cientifica utiliza-o como medida padrão para avaliação das proteínas de outros alimentos. A gema é fonte excelente de COLINA – nutriente necessário à formação do tecido cerebral e memória, além de preventivo das doenças do coração. É um alimento funcional, contendo Luteína e Zeaxantim – substâncias que podem baixar significativamente o risco de degeneração macular, uma das principais causas da cegueira que afeta pessoas com mais de 65 anos. Além disso, diminui a probabilidade de cataratas.

Limpeza e conservação

A ANVISA aconselha como armazenar e manipular ovos:

- Compre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
- Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeiras, na gaveta superior;
- Ao comprá-los, veja a validade, evite casca suja, trincada ou quebrada;
- Lave os ovos somente antes de utiliza-los; lave com água e sabão a superfície de trabalho, utensílios e as mãos antes de manuseá-los;
- Como-os bem fritos ou bem cozidos;
- Alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.

Tipos de Ovos

O ovo caipira vem de galinhas criadas livres e soltas, de alimentação variada, sem hormônios. A gema é maior por possuir mais alto teor de proteína e gordura e é mais alaranjada por causa de um pigmento chamado carotenóide, bom para a pele, visão e prevenção do envelhecimento precoce.

Os ovos de granja são maiores, pois vêm de galinhas confinadas e alimentadas com ração. Apresentam menor contaminação do que o caipira por não ficarem em contato com a galinha depois que são postos.

Ovo de codorna é pequenino, porém rico em complexo vitamínico mineral com elevado índice de gestibilidade. Contém ferro, manganês, cobre, fóosforo e cálcio. Concentra vitamina B1, B2, E, H, A C e D. É ótimo para crianças, convalescentes, anêmicos e distróficos, além de ser rejuvenescedor. Equivale em calorias, vitaminas e proteínas a 100 gramas de leite com um conteúdo maior de ferro.

Ovos de pata e gansa são uma fonte rica de claras gelatinosas.

Ovo de avestruz: uma unidade equivale a 12 ovos de galinha.

Os ovos estão em todas as mesas, desde simples com pão e manteiga até um bom omelete, utilizados puros ou como um ingrediente.

O ovo, com sua versatilidade, também pode ser transformado em uma iguaria saudável, leve e saborosa. Veja essa sugestão de receita!

Ovos Gratinados Light

Ingredientes

Caldo de frango sem pele ou de legumes;
02 fatias de peito de peru light ou chester light;
Sal a gosto;
02 torradas de pão light ou integral;
2 fatias de mussarela de búfala ou queijo branco;
Fatias de tomate fresco;
Azeite extravirgem;
Manjericão picado e orégano a gosto.

Modo de fazer

1. Faça um caldo magro de fango ou de legumes;
2. Forre um refratário individualizado com 2 torradas;
3. Sobre as torradas, quebre 1 ou dois ovos inteiros. Sobre os ovos coloque 01 a 02 xícaras de (chá) de caldo fervendo;
4. Cubra com duas fatias de peito de peru light ou chester light;
5. Distribua fatias de queijo de búfala ou queijo branco;
6. Distribua algumas fatias de tomate fresco ou tomate seco, manjericão picado e orégano a gosto;
7. Leve ao forno para cozinhar e gratinar. Regue com azeite extravirgem e bom apetite!

CURIOSIDADES

A ingestão de ovo cru aumenta o risco de Salmonelose, uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella.
As claras cruas cont~em AVIDINA, substância que impede a absorção da vitamina B!, mais um motivo para consumir somente ovos cozidos.

A proteína da clara do ovo é a ÚNICA com aproveitamento de 100% pelo organismo.


Somente 25% DO COLESTEROL circulante no corpo é proveniente diretamente dos alimentos. Sendo assim, comer ovo COM MODERAÇÃO não pode ser considerado crime.

O ovo deve estar sempre presente no cardápio das gestantes, nutrizes, crianças, atletas e nos indivíduos em recuperação de cirurgias.

A tentativa de modificar a ração oferecida às galinhas para criar o OVO LIGHT mostrou uma redução de apenas 7% na taxa de colesterol da gema light para a gema normal.

Ovos enriquecidos com Omega-3 e vitamina E (anti-oxidante) ainda não estão regulamentados pelo Ministério da Agricultura.



*Fonte: Encarte Laboratóriolpc

6 comentários:

Amanda Luna disse...

Oii, adorei este post, super interessante mesmo!!!
beijuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Marcinha Cardozo disse...

Oi,
Josy,
legal gostei das informações e vou tentar os ovos gratinados. Depois te conto. Bjos no coração

Pérola disse...

Muito boa kkkkkkkkk.
Amei rs.
Um beijo grande minha linda.

Joana Neves disse...

Olá miga querida passando pra oferecer miminhos para vc!!:) Tem selinho de amizade, de 11mil visitas e de halloween! Esteja à vontade para trazer todos os selinhos que vir pois como meu tempinho está muito ocupado não consegui passar antes para oferecer...
Saudadinhas suas!! Um grande bjinho e a Spooktacular hallowen:)
Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

Beth Muniz disse...

Oi Josy,
É a minha perdição esse danadinho, adoro.
Só que eu lavo todos antes, para poder colocar na geladeira. Agora vejo que está errado.
Amei as informações.
Grande beijo.

Últimas dos Blogs disse...

Boa!

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