17 julho 2010

Final de semana, churrascão!!


Churrasco de Rico x Churrasco de Pobre


TRAJE FEMININO:

DE RICO
Shortinho Jeans da Zara ou outra grife importada; Bolsas L.Vuitton, Prada. Camisetinha básica branca You.

Óculos Dolce e Gabana, Valentino, sandalinha rasteira da Arezzo. Ela sempre chega sozinha, dirigindo o seu próprio carro.

DE POBRE

Mini-saia curtíssima, blusinha da C&A estampada, tamanco de madeira de salto altíssimo,óculos coloridos, piercing e anel no dedo do pé.. Muitas usam biquíni por baixo, na esperança de tomar um banho de piscina.

TRAJE MASCULINO:

DE RICO

Bermuda Hugo Boss ou Richard, camisa esporte Lacoste, óculos Armani e aquela caminhonete importada maravilhosa.

DE POBRE

Chinelo de couro comprado na baixa de sapateiros, bermuda florida ou feita de uma calça jeans cortada com a barriga aparecendo, camisa do do Bahia ou Vitória jogada nas costas(eles morrem de calor) e óculos da passarela do iguatemi em cima da cabeça. Chegam num Uno mil novecentos e começou, todo velho arriado no chão porque está na moda ou de carona com mais oito pessoas.

A COMIDA:
DE RICO

Normalmente eles não comem, quando comem é um pouquinho de cada coisa. Arroz com brócolis ou açafrão, farofa com frutas, filé de cordeiro, picanha argentina, muzzarella de búfalo. Sendo que cada coisa a seu tempo e pausadamente.

DE POBRE

Vinagrete, farofa com muita cebola, maionese (caseira!!!!!!!), muita coxa e sobrecoxa de frango comprado no atakarejo com cheque para daqui a 3 meses, carne de segunda amaciada com suco de abacaxi e calabresa toscana toda cortadinha para que ninguém fique sem a sua.

A BEBIDA
DE RICO

Os homens, Wiski Black label, Cerveja Bohemia ou Heineken geladíssima. As mulheres, tônica Schweppes Citrus ou Envian e Coca-Cola Light.

DE POBRE

Cerveja glacial, quando tem Schin é uma festa. Geladas no tonel velho de 200litros cheio de gelo. Quando um convidado aparece com Red Label Made in Paraguai tem até briga. Muita caipirinha com 51 (várias boas idéias!!!) ou Skincola.

PRATO
DE RICO
Normalmente beliscam uma picanha servida num enorme prato branco liso de porcelana, taças adequadas a cada tipo de bebida: água, chopp, refrigerante.

DE POBRE

Os tradicionais pratinhos de alumínio ou papelão, eles ficam o tempo todo de olho na fila esperando diminuir. As bebidas são servidas em copinhos plásticos de 200ml. (compra-se a quantidade exata do número de convidados) ou servem naqueles de requeijão ou geleia para os convidados mais chegados: familiares, algum Soldado da PM, Corpo de Bombeiros, Escrivão da Polícia, etc.(OS VIPS).

MÚSICA
DE RICO

Jack Johnson, Maria Rita, música instrumental, Lounge Music e Jazz. Pode ser que contratem um grupo que toca chorinho, mas com músicos formados pela escola de Música da UFBA.

DE POBRE

Aquele pagodão de pingar suor, BlackStyle, Psirico, A Bronka, No Stylo e demais celebridades da nossa música popular baiana, não esquecendo do velho e bom arrocha, como por exemplo Silvano Sales (Amor de Buzú). Só CD's piratas (4 por 10,00) mídia azul. Não pode faltar a música do carnaval que além de encher o saco no período tem que tocar o ano todo.

O importante é tirar a galera do chão, depois de umas 2 horas de churrasco, todos já estão dançando, independente das idades ou credos.

Também rola uma batucada improvisada com panelas, tampas ou qualquer objeto disponível que emita um som (cantam Fantasmão e Viola de 12-agora o TROCO tbm!). A mulherada tira a sandália, porque não está acostumada, e bota a poeira pra subir.

O CHURRASQUEIRO
DE RICO

Contratado de uma churrascaria famosa. Trabalha com um uniforme impecável e traz consigo toda equipe necessária para atender todos os convidados.

DE POBRE

Amigo de um conhecido que adora fazer churrasco, e cada hora um fica um pouquinho pra revezar. Normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão (ele usa para enxugar o suor, limpar as mãos e o que mais precisar!). Adora ficar jogando cerveja na brasa para mostrar fartura!

O LOCAL
DE RICO

Área coberta com piso de granito, tem mesinhas, ombrelones e bancos da Indonésia, num lindo jardim com piscina, mas ninguém se anima dar um mergulho.

DE POBRE

Normalmente na laje ou quintal, com sol quente na cabeça ou chuva para acalmar o fogo (então é improvisada uma lona de caminhão como cobertura, mas só para proteger a churrasqueira), cadeiras só para quem chegar mais cedo (esses cedem o lugar para as grávidas que sempre chegam atrasadas), os demais ficam em pé, esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé, mas não tem problema porque a maioria tá descalça.

Sem esquecer o tradicional banho de mangueira, onde os bêbados começam com a brincadeira de querer molhar todo mundo.

O FINAL

DE RICO
Em no máximo 4 horas, cada pessoa sai em seu próprio carro. Mas saem em momentos diferentes, para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos a cada um com atenção.

DE POBRE
Dura no mínimo 8 horas e depois que todos já estão bêbados, o dono da casa diz que tem que trabalhar cedo no dia seguinte, mas o pessoal ainda quer fazer vaquinha para comprar mais uma caixa de cerveja. Quem não tem carro pede carona ou vai de buzão mesmo. (isso sem falar nos que precisam curar o porre, estabacados no sofá ou no tapete, antes de pensar em ir embora!). O pessoal que tem carro, liga o som bem alto(pagode claro!) e sai buzinando, sorrindo e gritando : Valeu Sacaninha! Amanhã tô aí pra ressaca do churrasco!!

As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

6 comentários:

Principe Encantado disse...

kkk Mas que o pobre se diverte isso ele faz e muito bem.
Abraços forte

Mr.Jones disse...

Olha, adoro churras, e eu topo qualquer um desses aí. é só convidar viu Josy?
ahahaha
abçs

Silvana Marmo disse...

Olá Josie,
Sabe eu descobri que eu gosto de churrasco, não importa se é de pobre o de rico, o importante é a boa companhia.
Meu carinho

Cla disse...

Ri muito, gostei!!

Fernandez disse...

Olá Josy querida!
São bem distintos... :-) rsrs
Muito divertido. ;-) rs
Beijos, Fê.

Anônimo disse...

Prefiro o de pobre!

Postar um comentário