14 janeiro 2010

Lavagem do Bomfim


Hoje é o dia da Lavagem mais famosa da Bahia a Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor Bonfim e deve reunir um milhão de fiéis nas ruas de Salvador.

As homenagens ao Senhor do Bonfim, padroeiro do coração dos baianos, e a Oxalá, Deus da paz, harmonia e do amor, serão nesta quinta-feira (14) mais uma vez embaladas ao som das violas, que dão o ritmo da lavagem das escadarias e do adro da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada

A Lavagem acontece desde 1754 e este ano pelo menos 1 milhão de fiéis devem percorrer os oito quilômetros que separam a Conceição da Praia da Igreja do Bonfim, vestidos de branco e entoando o Hino ao Senhor do Bonfim, conforme estimativa da Secretaria Turismo do Estado.

Enquanto o sagrado se encarrega das homenagens ao padroeiro do coração dos baianos, paralelamente acontece a festa profana com shows de artistas da terra, ligados à “Axé Music”, além de apresentações de filarmônicas, de grupos de capoeira, samba e outros ritmos musicais.


Este ano, especialmente, uma procissão inédita sairá da Igreja Nossa Senhora da Mãe de Deus, no dia 14 de janeiro, às 17h, com destino à Igreja do Bonfim e dará três voltas ao redor do templo, antes da missa campal, marcada para as 18h. A inovação faz jus aos três nós que os fiéis dão nas fitinhas ao fazerem seus pedidos.


Um pouco da história....

Conforme o historiador, a maioria das manifestações populares no estado, tem origem portuguesa, a Lavagem do Bonfim não é diferente. Há registros de que as homenagens tenham iniciado em 1754, quando a imagem do Senhor Crucificado – trazida em 1745 pelo Capitão do Mar e Guerra da Marinha Portuguesa, Teodósio Rodrigues – foi transferida da Igreja da Penha, em Itapagipe, para a sua própria Igreja, na Colina Sagrada.


Fonte: correio24horas.globo.com
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário