19 novembro 2009

Camarão à baiana

Receita do Dia



Ingredientes

1 kg de camarões
sal a goste, pimenta
limão, cheiros-verdes
1 kg de tomates (sem pele e sem sementes)
1 cebola
1 pimentão
azeite de dendê
leite de côco

Modo de fazer

Limpe os camarões, retirando as cascas e as tripas, e lavando-os a seguir. Tempere com sal, pimenta, suco de limão e cheiros-verdes. Leve ao fogo uma panela com um pouco de azeite. Quando o azeite estiver quente, coloque os camarões e deixe dourar bem, junte os tomates, o pimentão e a cebola formando um molho bem consistente. Acrescente o leite de côco, deixe no fogo por mais alguns minutos com a  panela bem tapada, por mais 10 minutos. Por fim, junte uma colher de azeite de dendê. Pimenta a gosto.


 Sugestão de Acompanhamento

Você pode acrescentar um pouco mais dos ingredientes que usou para fazer o camarão a baiana na panela em que o mesmo está sendo preparado, para que fique com um pouco mais de caldo. Dessa maneira, quando o camarão estiver pronto para sair do fogo, você pode retirar um pouco do caldo para fazer o pirão.

Pirão

Ingredientes

02 (duas) xícaras de chá de caldo de camarão
farinha de mandioca


Separe o caldo  que retirou do camarãoda, deixe esfriar por completo. Coloque o caldo para cozinhar em uma panela grande em fogo baixo e vá acrescentando aos poucos a farinha de mandioca, mexendo para não embolar (como se estivesse fazendo um mingau) e até obter a consistência desejada. Continue mexendo até ferver. Sirva imediatamente.

As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos à postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.





1 comentários:

Anônimo disse...

Delicia!!! É só o que tenho a dizer!!
bjão.

Sil

Postar um comentário