17 novembro 2009

Aniversário e Homenagem do Dia





 1944 - Danny DeVito, ator norte-americano




1952 - Jane Duboc, cantora brasileira.







• Assinatura do Tratado de Petrópolis no estado do Acre
• Dia da Criatividade
• Dia Internacional do Estudante
• Dia Internacional do Não-Fumador/Fumante.
• Dia de Santo Antônio da Cachoeira.



Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza, 17 de novembro de 1910,  foi tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira. Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras

Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardeada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.

Lançou Dôra, Doralina em 1975, e depois Memorial de Maria Moura (1992), saga de uma cangaceira nordestina adaptada para a televisão em 1994 numa mini-série memorável apresentada pela Rede Globo. Exibida entre maio de 1994 e junho de 1994 no Brasil, foi apresentada com grande sucesso em Angola, Bolívia, Canadá, Guatemala, Indonésia, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, sendo lançada em DVD em(2004)

Sua eleição, em 4 de novembro de 1977 para a cadeira 5 da ABL, causou certo frisson nas feministas de então. Mas a reação da escritora ao movimento foi bastante sóbrio. Numa entrevista, em meio ao grande furor que sua nomeação causou, declarou: Eu não entrei para a ABL por ser mulher. Entrei, porque, independentemente disso, tenho uma obra. Tenho amigos queridos aqui dentro. Quase todos os meus amigos são homens, eu não confio muito nas mulheres. Um verdadeiro choque anafilático no movimento feminista. Recebida por Adonias Filho, foi a quinta ocupante da cadeira 5, que tem como patrono Bernardo Guimarães.

Suas Obras

- O quinze (1930)
- João Miguel (1932)
- Caminho de pedras (1937)
- As três Marias (1939)
-  Dôra, Doralina (1975)
- O galo de ouro (1985) - folhetim na revista " O Cruzeiro", (1950)
- Obra reunida (1989)
- Memorial de Maria Moura (1992) além de literatura literatura Infanto-Juvenil, crônicas e textos para teatro

Faleceu, dormindo em sua rede, no dia 04-11-2003, na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, aguardando publicação, o livro "Visões: Maurício Albano e Rachel de Queiroz", uma fusão de imagens do Ceará fotografadas por Maurício com textos de Rachel de Queiroz.

Fonte: wikipedia.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos à postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.





0 comentários:

Postar um comentário