14 novembro 2009

Aniversariante e Homenagem do Dia


1948 - Príncipe Charles



• Dia do Bandeirante (Brasil).
• Dia Nacional da Alfabetização (Brasil).
• Dia Mundial da Diabetes.
• Dia do Município de Florestópolis - Paraná (Brasil)
• Dia do Município de Guaíra - Paraná (Brasil)
• Dia do Município de Bandeirantes - Paraná (Brasil)
• Dia do Município de Marialva - Paraná (Brasil)
• Dia do Município de Contenda - Paraná (Brasil)
• Aniversário do Município de Hidrolina - Goiás (Brasil).

14 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO



alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.


Segundo a Constituição Brasileira, no artigo 205:


“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”


Fonte: wikipedia.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos à postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.





0 comentários:

Postar um comentário