28 outubro 2009

Vinagre e Seus Benefícios


O vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação. Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão – o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Conheça alguns tipos de vinagre:

Vinagre Agrin: o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à saúde.

Vinagre de Vinho: quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou Aceto Balsâmico: é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.


Vinagre de Maça: obtido a partir do suco fermentado de maças. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maças na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre Orgânico: produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais. Benefícios: baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28 Kcal.

Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

Fonte:http: idealdicas.com/saude

1 comentários:

Anônimo disse...

Bem bom isso e informativo!
bjus

Márcio F.

Postar um comentário