18 outubro 2009

Homenageados do Dia


Os Médicos


Dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.

Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia.


a versão clássica do Juramento dos Médicos em língua portuguesa tem a seguinte redação:

Juramento de Hipócrates

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."



Os Estivadores


O estivador é o trabalhador que organiza as cargas para embarque e desembarque dos navios nos portos. Hoje em dia, grande parte desta atividade está automatizada. Mesmo assim, é considerado um trabalho perigoso, insalubre e estressante, já que as condições de trabalho quase sempre não são boas, podendo ocasionar acidentes.

Carregar e descarregar navios exige conhecimento da maquinaria de carga, de mecânica e física, e domínio das técnicas apropriadas para o transporte e acomodação de cargas, além de conhecimentos sobre transporte seguro de matérias perigosas. É normalmente exigida no acesso à profissão uma boa condição física e disponibilidade para compreender e seguir ordens.


Hoje também é o dia do Pintor.
A pintura, assim como a música, é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.


Durante a história tivemos vários movimentos artísticos que são na verdade o reflexo do pensamento sócio-cultural da época. Segue alguns exemplos de movimentos e respectivos pintores:



Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, viveu o apogeu de sua carreira em 1958/1962. Bi-campeão mundial, consagrado no Botafogo de Futebol e Regatas, onde eternizou a camisa número 7.




Grande Otelo (ou Othelo), pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata (Uberlândia, 18 de outubro de 1915 — Paris, 26 de novembro de 1993) foi um ator, cantor e compositor brasileiro.Grande artista de cassinos cariocas e do chamado teatro de revista, participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, entre os quais as famosas comédias nos anos 1940/50, que estrelou em parceria com o cômico Oscarito, e a versão cinematográfica de Macunaíma, realizada em 1969. Conheceu Orson Welles quando este veio filmar no Brasil, na década de 1940. O grande ator e diretor estadunidense considerava Grande Otelo como o maior ator brasileiro.

1 comentários:

Anônimo disse...

MEUS PARABÉNS A TODOS PROFISSIONAIS, QUE FIZERAM, E CUMPREM O "JURAMENTO DE HIPÓCRATES! E MEU REPÚDI, À AQUELES QUE FIZAM UM JURAMENTOS DE HIPÓCRATA, QUE JÁ VITIMOU TANTAS PESSOAS! eu

Postar um comentário