15 outubro 2009

Fios Saudáveis e com Brilho


Para manter seus cabelos saudáveis e com brilho

Proteja-se do sol usando sombrinhas ou chapéu, mesmo em curta exposição. “O leave-in com filtro solar pode ser usado para a proteção dos fios, sem atingir o couro. Por isso, o melhor protetor solar é a sombra.

Ao tingir os cabelos, procure sempre o mesmo profissional, utilize os produtos que já conhece e evite mudanças radicais na cor.

Obedeça o intervalo mínimo de 30 dias para colorir. Em emergências, retoque a raiz ou use o rímel para o cabelo.

Para os alisamentos, o intervalo não pode ser inferior a 90 dias.

Evite puxar exageradamente os fios com a escova ou ao prender.

Fique longe da fumaça, principalmente do cigarro: a nicotina amarela os fios.

Faça hidratação com produtos à base de queratina, manteiga de Karité, extrato de alecrim e óleo de semente de girassol.

Dependendo do tipo de cabelo, ele deve ser hidratado a cada 10 dias para não ficar com um aspecto pesado.

Lave a cabeça diariamente com xampu, fazendo uma fricção suave com a ponta dos dedos, sempre na direção do crescimento dos fios.

Use xampu sem sal e com o mínimo de corantes.

Todo produto que é bom para o couro cabeludo é útil para os fios, mas nem tudo que é bom para os fios pode ser usado no couro cabeludo. Ou seja, esqueça os produtos “2 em 1″, como xampu e condicionador juntos.

Busque uma alimentação saudável com proteínas (carne, peixe, frango, soja e ovos), sais minerais como o ferro (carnes, leite e vegetais verdes-escuros) e oligo-elementos (carnes bovinas).

Curiosidades:

Na puberdade: entre 10 e 15 anos as meninas têm mechas mais oleosas, o que pode levar à descamação ou à dermatite seborreia (caspa). Nessa fase, os cabelos podem mudar de formato: se eram lisos ficam cacheados e vice-versa.

Na gravidez: devido às transformações hormonais, pode ser notado um aumento na quantidade de fios e de oleosidade, além de mudanças na forma e na espessura dos cabelos

No climatério/ menopausa: eventualmente pode ocorrer a diminuição do brilho e a modificação da textura, da forma e da espessura. “Com os devidos cuidados e a assistência médica especializada essas alterações podem ser minimizadas”, indica os dermatologistas.

1 comentários:

Anônimo disse...

.... TANTO TRABALHO! E AINDA TEM NÊGO, QUE NÃO É CHEGADO... eu

Postar um comentário