01 setembro 2009

Cuide Bem de sua Louça

Para servir bem a mesa, é necessário um pouco de cuidado com suas louças:
Porcelana (do italiano porcellana) é uma variedade de cerâmica dura e resistente, branca, as vezes translúcida, que é preparada a partir de uma mistura triaxial de caulim, feldspato e quartzo. Composição da massa: argila -10% , Caulim- 40%; Feldspato-25%. Quartzo-25%. A porcelana é resultado de um complexo processo de fabricação a alta temperatura. É brilhante e translúcida. Por isso é totalmente isenta de porosidade, o que impede a acumulação de sujeira e impurezas.

Para sua conservação exige cuidados muito simples como:

• Lavar com detergente e esponja macia.
• Nas peças com decalques (decorações) e filetes coloridos utilize com cuidado. Evite utilizar esponja de aço nas peças com filetes ou decorações em ouro, prata ou platinas.
• As peças com decorações em ouro, prata ou platina não devem ser levadas ao microondas.
• Riscos de Talheres: caso ocorram riscos provenientes de talheres, usar saponáceo para riscos recentes e semorim ou algum outro anti- ferrugem para riscos mais fortes (aplicar somente alguns segundos). Os esmaltes cerâmicos possuem dureza superior a maioria dos metais utilizados na fabricação de talheres. Por isso, toda vez que um talher, produzido com metal de baixa dureza for utilizado em produtos cerâmicos ou de porcelana, sofrerá um desgaste sobre o esmalte. Na verdade o que ocorre não é um risco na peça e sim um desgaste do metal. Isto não ocorre com talheres mais sofisticados, pois são produzidos com metais mais nobres e, consequentemente, mais duros. Para eliminar essas marcas, existem alguns produtos conhecidos como ” Pasta Cristal”.
Fonte: idealdicas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário