21 setembro 2009

Caminhando Sem Dor


Cuide bem dos seus Pés

Dores freqüentes no quadril, nos joelhos ou na coluna podem ser sinal de problemas nos pés. A atenção deve ser redobrada se o mal-estar aparecer durante atividades simples do dia a dia, como ir às compras ou fazer caminhadas curtas.
 
A sola do seu sapato pode determinar se você pisa ou não de maneira inadequada pois a depender do tipo de pisada o calçado se deforma ou gasta de maneira irregular. Consulte um ortopedista ao desconfiar que você ou seu filho têm algum problema de pisada. O Sistema Único de Saúde (SUS) faz exames e tratamentos necessários para corrigir a pisada. O exame de baropodometria é o mais importante. Ele avalia a pressão dos pés e pode dizer qual o seu tipo de pisada e a maneira adequada para corrigi-la.

Dependendo da intensidade do problema, o tratamento pode demorar um pouco. O ortopedista poderá receitar palmilhas, sessões de fisioterapia ou mesmo cirurgias de correção.

Os diferentes tipos de pisada:

Neutra: é o tipo ideal de pisada. Há um equilíbrio na forma como os pés tocam o chão, sem pender para dentro ou para fora. A sola do sapato se desgasta de maneira mais uniforme.

Pé pra Dentro: são as pessoas que pisam com o pé apoiado mais para dentro, forçando o dedão e o calcanhar. E um tipo de pisada comum em pessoas com pé chato. Provoca um desgaste maior na parte de dentro da sola do sapato.


Pé pra Fora: a sola do sapato ou tênis gasta mais na parte externa. Este tipo de pisada provoca um maior contato da parte de fora dos pés no chão.

Os riscos que o seu corpo corre em função de uma maneira de pisar incorreta:

A coluna os desvios no tipo de pisada podem causar dores na coluna, aumentando as chances de lesões e inflamações.

Os Joelhos a pisada de pé pra dentro deixa os joelhos fechados eles podem doer por causa desse desvio, que se estende às pernas.

Tendão de Aquiles: a pisada para dentro aumenta as chances de inflamações como a tendinite, por causa da má distribuição do peso do corpo.


Tornozelos: Ficam mais expostos a problemas quando existe um desequilíbrio na pisada. Pode ocorrer até uma torção.

Os dedos dos pés podem sofrer, por causa da força que precisam suportar para equilibrar as pisadas mais para dentro ou para fora.


Os calos dependendo da forma de andar, os pés podem formar calos como reação ao peso excessivo do corpo sobre alguns pontos específicos da planta dos pés.

0 comentários:

Postar um comentário