28 agosto 2009

Manchas na Pele ou Melasma!

Manchas na pele? Pode ser melasma!
O que é melasma?

Melasma é a presença de manchas marrons ou marrom-acinzentadas, habitualmente nos dois lados da face, especialmente nas bochechas, lábio superior, nariz, fronte ou queixo. Isso é causado pela produção excessiva de melanina, o pigmento que da cor à pele. O melasma pode ser leve, moderado ou grave, dependendo de quanto sua face é afetada e quão intensa é a pigmentação.

Como surge o melasma?

O melasma é uma doença de pele comum que ocorre principalmente em mulheres. Os homens raramente desenvolem melasma. Estima-se que até 75% das gestantes e até 35% das mulheres em tratemento com contraceptivos orais são adetadas pelo melasma. Embora qualquer pessoa possa ter melasma, ele é mais comum em indivíduos com pele morena.

Os especialistas acreditam que a pigmentação é causada pelas alterações hormonais que ocorrem quando uma mulher começa a tomar pílulas anticoncepcionais, se submete ao tratamento de reposição hormonal ou ainda durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez. Algumas vezes, o melasma é chamado de “máscara gravídica” por causa de seu aspecto durante a gravidez.

Como se prevenir do melasma?

Evitar a exposição solar pode auxiliar a prevenir o escurecimento adicional do melasma existente, assim como a formação de novas manchas. Isso é especialmente importante para mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou se submetem aos tratamentos de reposição hormonal e pessoas que tiveram melasma no passado. Se você se expuser ao sol durante períodos longos, deverá usar um chapéu para proteger sua face. Aplicar o protetor solar com FPS 30 ou mais diariamente.

Isso protegerá sua face contra a radiação prejudicial do sol. Deve-se utilizar um protetor solar de boa qualidade ( isto é, que proteja contra a radiação UVA e UVB ).

Os protetores solares devem ser aplicados pela manhã, antes de sair de casa, e fazer parte da maquiagem habitual da mulher. O ideal é que os protetores solares sejam usados duas a três vezes por dia.
Que tratamentos existem para melasma?
Você não precisa viver com melasma para sempre. Seu dermatologista pode prescrever medicamentos que clareiam rápida e efetivamente o melasma.
Fonte: idealdicas.com.br / triluma.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA! POR ACASO, VOCE TEM UM "PÉZINHO" NA MEDICINA, OU É MAIS SERVIÇO SOCIAL? PARABÉNS!!
MUITAS VEZES, VISITO ESSE BLOG, PORQUE SEI QUE TEM SEMPRE UMA INFORMAÇÃO, SÉRIA, E VALIOSA, NO QUESITO, CONHECIMENTO GERAIS.
BRAVO! CONTINUE ASSIM!

Postar um comentário