04 agosto 2009

Lixo Eletrônico Ameaça o Meio Ambiente


Lixo eletrônico o que fazer?

A maioria dos consumidores em todo o mundo desconhece o perigo surgido com a evolução tecnológica e com a atualização de equipamentos como computadores, celulares, eletroeletrônicos, e eletrodomésticos. Ao se desfazer desses produtos de forma inadequada, a população produz lixo eletrônico e, conseqüentemente, contribui para a poluição do meio ambiente.


Segundo o grupo ambientalista Greenpeace, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas anualmente no mundo, e o Brasil está incluído nesse contexto, necessitando de esclarecimento sobre esse assunto e de uma consciência maior da gravidade do problema.

Todos esses equipamentos têm metais pesados em sua composição, como o mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo, níquel e alumínio, que, ao serem lançados no meio ambiente, podem causar graves danos.

Os eletrônicos quando jogados no lixo comum, as substancias químicas presentes neles penetram o solo, podendo entrar em contato com lençóis freáticos e contaminar plantas e animais por maio da água. Daí é um passo para os metais irem parar na comida e, conseqüentemente no organismo humano. Os efeitos vão desde uma simples dor de cabeça e vômitos até complicações mais sérias, como comprometimento do sistema nervoso e surgimento de cânceres.

A maioria dos usuários desconhece o problema do dano causado ao meio ambiente quando jogamos lixo eletrônico no lixo comum. As lâmpadas fluorescentes por exemplo, consumem menos energia elétrica mas contém metal pesado o mercúrio e causam muitos danos quando são jogadas no lixo comum. A poluição ambiental não é o único problema causado pelas sucatas eletrônicas. O descarte descontrolado desse tipo de lixo compromete um patrimônio essencial do planeta. Os metais são recurso nobre e escasso da natureza e não faz sentido jogá-los fora, até porque as novas gerações vão precisar deles.

Enquanto o governo não faz uma campanha para conscientizar e educar a população sobre o assunto, vamos ajudar de alguma forma o meio ambiente; controlando nosso consumo desenfreado. Pois estudos mostram que as pessoas estão diminuindo cada vez mais o intervalo de entre a compra de produtos eletrônicos. As estimativas são de que os consumidores levam menos de um ano para substituir celulares e cerca de dois a três anos para trocar computadores domésticos.
Muita gente consome um determinado produto não porque necessita, mas como forma de status ou porque está na moda. Principalmente os jovens, que gostam de “tirar onda” com aparelhos de ultima geração. Devemos considerar a reutilização, ou seja, pensar se realmente é importante comprar outro celular, computador, mp3, por exemplo, e repensar porque jogar fora um aparelho de modelo mais antigo, se está funcionando perfeitamente bem. Se for realmente necessário trocar o aparelho, em vez de jogar fora, o modelo mais antigo, que tal passar para outra pessoa ou doar a uma instituição de caridade, ou uma cooperativa de reciclagem, ou então deixá-lo em um aterro industrial.

Saber dos riscos que o lixo eletrônico impõe é o primeiro passo para as mudanças. E um novo comportamento deve começar dentro de sua própria casa, separando o material eletrônico do lixo comum. É sempre bom lembrar que as baterias de celulares e de automóveis, devem ser devolvidas aos fabricantes, responsáveis pela destinação final. Outra opção para baterias de celular é depositá-las em lojas de venda desses aparelos, shopping center e alguns bancos, possuem caixas coletoras para este material, nenhum estabelecimento, pode cobrar por esta coleta.

Efeito dos Metais Tóxicos

MERCÚRIO: contaminação através do toque e da inalação. Provoca problemas de estômago, distúrbios renais e neurológicos e alterações genéticas e no metabolismo.

CÁDMIO: contaminação por inalação e toque. Agente cancerígeno, afeta o sistema nervoso, provoca dores reumáticas, distúrbios metabólicos e problemas pulmonares.

ZINCO: contaminação por inalação. Causa vomito, diarréia e problemas pulmonares.

MANGANÊS: contaminação por inalação. Provoca anemia, dores abdominais, vomito, seborréia, impotência, tremor nas mãos e perturbações emocionais.

CLORETO DE AMÔNIA: contaminação por inalação. Acumula-se no organismo e provoca asfixia.

CHUMBO: contaminação por inalação e toque. Causa irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, insônia e hiperatividade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Iteressante! Não via dessa maneira o problema e que problema!

Anônimo disse...

Bem atenada com os pronlemas ambientais hein!

Postar um comentário