24 agosto 2009

LIDERANÇA


A liderança é um dos temas mais fascinantes e estudados em gestão.
É uma das maiores responsabilidade de qualquer carreira e algo que pode ser desenvolvido, apesar de existirem pessoas que parecem ter nascido para liderar e conseguem executar essa função com extrema alegria e naturalidade. Mas a grande maioria dos mortais não nasceu com o bumbum virado para a lua e vai ter de se esforçar para ser um bom líder. É sempre bom ter refêrencias, mas liderança é uma experiência única e cada caso é um caso. Nas referências, procure inspiração, mas nunca imitar comportamentos ou decisões ao pé da letra. Pode ser um tiro no próprio pé.

Abaixo, alguns dicas que irão ajudar a ser um bom líder, mas já adiantando que este é um assunto que nunca se esgota. Gostar de servir. A liderança servidora propagada por James Hunter tem sido de grande inspiração para muitos líderes.
O maior líder de todos os tempos, Jesus Cristo, foi o maior exemplo disso. Eu acredito que, quanto mais alto na hierarquia você está, mais você deve servir e não ser servido. É preciso ter bem claro a quem se serve e com que objetivo. Ter uma preocupação genuína com o crescimento alheio e com o ambiente de trabalho. Ter um maior senso de trabalho em equipe, compartilhar o poder e, principalmente, evitar julgamentos precipitados. Não se colocar em nenhum pedestal, mas sim, junto com os outros no campo de batalha.

Planejar em conjunto. Gestão do desempenho é díaria e não uma vez por ano. Uma das maiores reclamações dos funcionários é justamente nunca receber um feedback. Torne isso um hábito. O feedback pode ser para toda a equipe, em conjunto e também de forma individual. Reserve um tempinho de sua agenda para conversar, individualmente e de forma informal, com cada pessoa da equipe ou ao menos com as pessoas com quem você lida mais. Nada de transformar o feedback somente em broncas e chamadas de atenção.

Aprender a negociar. A negociação é uma habilidade que é muito usada na liderança. Negociar valores, prozos, solução de problemas e conflitos. Tenha sempre uma sistemática de negociação, conheça o outro lado e seja empático. Tenha controle emocional e sempre busque o máximo de informações sobre o assunto a ser discutido e sobre os outros negociadores, inclusive sobre o aspecto cultural. Negociação de sucesso é onde existem dois lados satisfeitos.

A decisão final é sua. A responsabilidade pelos resultados é sempre do líder. É claro que temos de ouvir muito, ponderar e alalisar sobre diversos pontos de vista. Algumas vezes, a decisão parece ser em conjunto, mas a decisão final é sempre sua. Liderar, por vezes, exige pulso firme, pois o líder tem a visão do todo e recebe a pressão da equipe e de seus líderes. Muitas de suas decisões serão corretas e outras não; errar faz parte e o mais importante é conseguir aprender com o erro e não ficar imobilizado, frente a uma situação de crise. Todos esperam que os líderes tenham a resposta e saibam como conduzir uma situação. Tenha isso sempre em mente: a decisão final é sempre do líder e não há como repassar essa responsabilidade.

Carreira somente crescem quando não temos medo de liderar. É uma responsabilidade enorme; portanto, comece a se preparar e a desenvolver várias das competências que tornam o profissional um líder reconhecido.
Fonte: Desperte seu Talento / Paulo Araújo

1 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal!

Postar um comentário