30 agosto 2009

Fonte de Energia

O abacate é o fruto que vem família da laureáceas, nativa do México ou da América do Sul. Sua árvore chega a atingir até 15 ou 20 m e cresce melhor em climas quentes. Hoje temos mais de 500 variedade, porém as suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa).
A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. A fruta possui mais de 30% de gorduras, é rica em açúcares e vitaminas e tem um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas.


Propriedades Nutricionais:

O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma o azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu valor energético está relacionado ao conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (bom colesterol).

Valor Calórico:

100 gramas de abacate fornecem 162 calorias.
Propriedades Medicinais:
O abacate tem o poder de reduzir a ação do cortisol, hormônio que é liberado em situações de estresse e jejum que faz com que o corpo acumule gordura.
Beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes. Ainda possui fibras o que colabora para o bom funcionamento do metabolismo.

Dicas:


• Ingerir meia unidade da fruta por semana beneficia o aumento do bom colesterol e faz bem para o coração.
• Com a extração do azeite do abacate é possível combater dor reumática e dor da gota.
• O chá do abacateiro é um excelente diurético e também é usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais.
• O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria
Fonte: idealdicas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário