29 agosto 2009

EVITE LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES

Para que não quer correr o risco de aumentar a “barriguinha” o ideal é não ingerir líquidos durante as refeições
Têm pessoas que não consegue almoçar ou jantar sem beber um refrigerante, suco ou cerveja. Mas será que é saudavel ingerir líquidos durante as refeições? O que acontece é que o exesso de líquido, misturado aos alimentos, pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, muitas vezes confundido com o aumento da barriga.
Beber qualquer tipo de liquido durante as refeições pode comprometer a acidez gástrica necessária para a boa digestão e absorção dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. “com a digestão comprometida, pode ser que ocorra a fermentação de carboidratos, garante os nutricionistas.
Esse processo aumenta a formação de gases, dando a sensação de distensão abdominal, ou seja, de barriga” Para os especialistas em nurtição o ideal é que se consuma água antes das refeições diárias. Assim, o líquido é rapidamente esvaziado do estômago, permitindo que a acidez gástrica se recupere. “ além disso, como a sensação de sede pode ser confundida com a fome, uma vez satisfeita a necessidade de líquido, o apetite será proporcional à necessidade de consumo de alimentos, evitando compulsões"
E são as compulsões alimentares, acompanhadas das calorias ingeridas em excesso, que podem se transformar nos grandes vilões da barriga.
“A região abdominal normalmente é a que tem maior facilidade em depositar as gorduras decorrentes de calorias ingeridas em excesso” , explica os nutricionistas.
De acordo com os profissionais, o ideal seria que não se bebesse líquido durante a ingestão de alimentos. “além de aumentar a dilatação do estômago, beber água dificulta a digestão. Mas se é dificil se deliciar com aquele saboroso prato sem um copo ao lado, vai a dica: prefira então um suco de fruta cítrica, porque a vitamina C auxilia a absorção do ferro, provenientes das leguminosas e verduras”
DICAS:

Mastigue bastante os alimentos. A mastigação estimula a produção de saliva, umedecendo os alimentos e diminuindo a necessidade de ingerir líquidos;
Evite bebidas gaseificadas (água com gás e refrigerantes), e se tiver de consumir, beba no máximo 200 ml de líquido após as refeições (um copo pequeno de agua ou suco) e devagar;
Evite consumir preparações muito secas, como farinha, farofa e empadão, além de não exagerar no sal, pois pratos muito salgados dão mais sede.
Fonte: mosaico/cássio vitor

0 comentários:

Postar um comentário