25 agosto 2009

ÉTICA



"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e tem vergonha de ser honesto".
Rui Barbosa

A ética pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a " ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Casa da Alma', isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico, histórico e social.

A ética é a base da sociedade, quando ela está ausente é o caos que se estabelece na sociedade. A violência que experimentamos todos os dias nas ruas, nos becos, nos bares, nas escolas, enfim em todas as instituições e espaços humanos, é a amostra viva de que a vida precisa de uma ética. Política sem ética? Cultura sem ética? As conseqüências se fazem sentir em todas as esferas da vida humana.

Etimologicamente a "ética" e "moral" que são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é a sua tradução para o latim.
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.

A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

Modernamente, a maioria das profissões têm o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, freqüentemente incorporados à lei pública.

Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. Ademais, o seu não cumprimento pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, como censura pública e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão.

Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (Vázquez). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
Portanto a ética tem por finalidade a investigação, análise e explicação do comportamento moral humano, ou seja, o conjunto de princípios e valores que orientam as relações humanas. A ética é muito mais complexa, geral e universal do que a moral.

A moral limita-se a determinadas esferas da conduta humana, exemplo: moral sexual, profissional etc.A moral é de conformidade com a época, a ética transcende a época.Os valores morais, justiça, lealdade, fidelidade, honestidade, estão inseridos na sociedade de forma geral, sem eles a vida social seria impossível.

Fome, chacina de seres humanos e animais, linchamentos, infanticídios, estupros, genocídios, torturas, eutanásia, aborto, roubos, são alguns exemplos que colocam à prova nossos valores morais.Nossas ações, nossos sentimentos dizem respeito às escolhas que fazemos entre o bem e o mal, sempre para satisfazermos nossos desejos, para atingirmos nossos objetivos.

Dessa forma, os nossos sonhos, aspirações nascem e existem como parte inerente de nossa vida, mas muitas vezes não podem ser satisfeitos da forma que queremos, pois vivemos em sociedade, somos limitados, temos normas a seguir.A função da moral é normatizar a vida em sociedade. As normas morais variam no tempo e no espaço de acordo com as necessidades sociais.

Os antigos esquimós, antes do processo de ocidentalização, sacrificavam as crianças do sexo feminino. Não consideravam esse ato imoral, pois as meninas não eram extensão de braço (força de trabalho) e representavam um estorvo à sociedade esquimó, um peso. Este exemplo deixa claro que as normas morais variam de uma sociedade para outra.

Existem sociedades poligâmicas (o homem pode ter mais de uma esposa) e sociedades monogâmicas (o é caso do Brasil, o homem pode ter apenas uma esposa). Assim sendo, as normas morais são relativas, o que é correto para uma sociedade pode não ser para outra. O grupo social é que determina as normas morais de acordo com suas crenças, hábitos e necessidades.Então, podemos caracterizar a moral como sendo um conjunto de normas e valores que normatizam, regularizam o comportamento dos indivíduos e da sociedade. Aqueles que não cumprem as determinações sociais, normalmente são banidos.

A ética, é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. Ou seja, ser Ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o "outro". Ao contrário da moral, que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para uma convivência civilizada.

A ética e a moral se confundem e se completam, pois, o homem é um ser-no-mundo, que só realiza sua existência no encontro com outros homens, sendo que, todas as suas ações e decisões afetam as outras pessoas. Nesta convivência, nesta coexistência, naturalmente têm que existir regras que coordenem e harmonizem esta relação.

Estas regras, dentro de um grupo qualquer, indicam os limites em relação aos quais podemos medir as nossas possibilidades e as limitações a que devemos nos submeter. As normas ou valores morais. São os meios pelos quais um grupo social se manifesta e acaba adquirindo um caráter normativo e obrigatório.
A definição Sanchez VASQUEZ (1995, p.12) afirma que "a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano." São os códigos culturais, os valores éticos e morais que nos obrigam, mas, ao mesmo tempo nos protegem.
Fonte: Técnicas de Ensino e Metodologias Avançadas / wikipedia.org

“Nenhuma criança nasce boa ou má – os valores são aprendidos, a responsabilidades dos pais, professores, na educação dos jovens é imensa.”
(Ronca, Paulo Afonso, A clara e a gema)

"Eu espero que eu possa sempre possuir firmeza e virtude suficiente para manter o que eu considero o mais desejável dos títulos: o caráter de um homem honesto"
. (George Washington - Presidente Americano)

2 comentários:

Anônimo disse...

SERIA MUITO BOM SE NOSSOS POLÍTICOS DESCOBRISSEM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA!

Anônimo disse...

VOCE ESTÁ POLITICAMENTE CORRETA E AUDACIOSA!!!
MEUS PARABÉNS!!! ´
É TUDO...OU SIMPLESMENTE, UMA QUESTÃO DE "ÉTICA".
SHOW! MAS UM GOLAÇO!!!

Postar um comentário