11 julho 2009

Se cada um fizer a sua parte...



O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.
Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo. Também ocorrem incêndios por pura irresponsabilidade de motoristas. Bombeiros afirmam que muitos incêndios tem como causa inicial as pontas de cigarros jogadas nas beiradas das rodovias.
É neste sentido que toda a sociedade deve se orientar, falta educação (em todos os níveis, também, de educação ambiental), consciência, fiscalização, recursos humanos e financeiros, vontade política, e um mundo de problemas que fazem do meio ambiente, em diversos lugares, ser um assunto de segunda ou terceira importância. Dados de recentes pesquisas que afirmam que , 11 mil quilômetros quadrados (novo recorde do período) de florestas foram devastados na Amazônia deveriam estarrecer políticos, mídia e a todos os cidadãos – deve-se acreditar na reunião de emergência das autoridades competentes: presidente, senadores e deputados sobre a questão ambiental do nosso pais.
http://www.suapesquisa.com/.brasilescola.com

0 comentários:

Postar um comentário