29 setembro 2011

É hoje o dia do Nhoque da Fortuna


A simpatia italiana diz que todo dia 29 é dia de comer o nhoque da fortuna. Mas para trazer prosperidade é preciso colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato e depois fazer um pedido ao lado da mesa. Dizem, também, que é preciso escolher sete pedacinhos especiais da massa e comê-los antes das demais.

A verdade é que a simpatia, assim como a receita, é popular e possui várias versões. Uma lenda italiana conta a história de um andarilho que, num dia 29 de um calendário distante, pediu comida na porta de uma casa. Os frades que o atenderam não tinham muito o que oferecer, mas deram a ele o pouco nhoque que havia em casa.

A partir daí, todo dia 29 os caldeirões da aldeia se encheram de nhoque numa quantidade que dava para alimentar todo o povoado - e o andarilho foi depois transformado no Santo Pantaleão. Não é nem preciso dizer que o sucesso foi total desde então, chegando aos dias de hoje.

Para entrar na onda e honrar a lenda do nhoque da fortuna segue abaixo a receita, feita só de batata, manteiga e sal.

Nhoque de batata

Ingredientes

1,5 kg de batatas roxas descascadas
3 litros de água
150 g de manteiga
Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas em três litros de água. Quando estiverem frias, amasse-as, adicionando em seguida 150 g de manteiga e sal a gosto. Misture até formar uma massa bem homogênea. Então, faça aqueles “rolinhos” de massa, que todo mundo já conhece, e corte o nhoque em pedaços.

Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal, quando a água levantar fervura vá colocandos os nhoques na água até eles começarem a subir. Repita o processo até toda massa estar cozida

Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário e despeje sobre o mesmo o seu molho preferido, salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar.

Sirva quente bom apetite e boa sorte!
Ah! Não esqueça de colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato

Sugestão de Molho

Com 1 lata de molho de tomate; 1/2 cebola; 1colher de sopa de azeite; 2 tabletes de caldos de carne; 1/2kg de carne moida; 1 pacotinho de queijo ralado.

Pique a cebola bem miudinha em uma panela coloque o azeite e frite a cebola, acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne;

mexa bem, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min Despeje-o sobre o nhoque salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar.

Fonte e imagem: google

2 comentários:

Ana Cosenza disse...

Nhoque já é bom, da Fortuna então!!! É para comer e ter sorte mesmo!

Ana Cosenza disse...

Nhoque já é bom, da Fortuna então!!! É para comer e ter sorte mesmo!

Postar um comentário