27 agosto 2011

Aos cervejólogos um recadinho especial...

Cervejinha...

Sábado, dia Internacional do vamos tomar uma...

Para acabar com certos folclores, do tipo, "o meu sem colarinho a minha estupidamente gelada. Aqui estão algumas informações obtidas através do estudo de renomados Mestres-Cervejeiros.

01 - Uma latinha de cerveja tem exatamente a metade das calorias de um copo de suco de laranja (sem açúcar!)...

Cerveja = 147 cal. Suco  = 160 cal,

Já aquela calabresa com cebola frita que sempre acompanha...

02 - Cerveja sai pronta da cervejaria: não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem for consumida, melhor será seu sabor. Dura em média 90 dias.

03 - Deve ser guardada em pé, em lugar fresco e protegida do sol, para evitar oxidação prematura.

04 - Deve resfriar na geladeira sem pressa. "Não coloque no freezer, pois a violência no congelamento prejudica a bebida", afirma Cássio Picolo, um dos maiores experts de cerveja no Brasil.

05 - Depois de gelada, deve ser consumida e jamais voltar à geladeira.

06 - A temperatura ideal para saborear as do tipo pilsen é entre 4 e 6 graus. Tomá-las "estupidamente geladas", como se diz, prejudica tanto a formação de espuma na cerveja, quanto "adormece" as papilas gustativas, comprometendo o sabor.

07 - Copos e canecas pequenos e de cristal são os ideais, pois mantêm melhor a temperatura e a espuma. Evite canecas de alumínio, que, além de feias, tiram o prazer de apreciar o visual do líquido dourado.

08 - Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida: acabam com o colarinho e liberam o gás carbônico, deixando o líquido meio choco. Idem para resíduos de detergente.

09 - "Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia", ensina outro expert, Norberto D'Oliveira Neto. "Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico."

10 - A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose. Depois, espere baixar o colarinho. Em seguida, incline o copo até 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.

11 - Com 90% de água, a bebida é hidratante. E com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja estimula o metabolismo, pelo menos quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos. Apesar disso, não engorda; é folclore associar o consumo de 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos é que engordam.

Lembre-se : a cerveja não engorda...
É você que engorda quando bebe e come além da conta...

SE BEBER NÃO DIRIJA!!

Fonte: boaforma / saudenainternet.com
Imagem: google

2 comentários:

Daniella Caruso Gandra disse...

hahahahahahaa... mto bom!!!

Luma Rosa disse...

Não concordo com a comparação com o suco de laranja. Ninguém passa uma tarde inteira bebendo suco de laranjas, um atrás do outro. Tudo em excesso satura! Uma cerveja ajuda a ativar o metabolismo e "desinchando" quem tem retenção de líquido, mas o bom termômetro da hora de parar é a primeira ida ao banheiro, depois disso o fígado e rins começam a ficar sobrecarregados! Olha o Sócrates, teve hemorragia interna de tanto beber!!
Josy, você já tomou cerveja de trigo? Ela é super leve, não dá aquela sensação de peso no estomago - não provoca flatulências (rs*), tem ótimo paladar e não deixa com hálito choco!! Uma delícia!!
Boa semana! Beijus,

Postar um comentário