27 abril 2011

Intuição ou lógica?

O famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel ajudante, Dr. Watson, no meio de uma investigação, e como a noite já brilhava no céu, decidiram acampar e poupar energia para continuar os trabalhos no dia seguinte. Montaram a barraca e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, foram dormir. Algumas horas depois, o detetive acorda e cutuca seu amigo.

- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
- Vejo milhares e milhares de estrelas - responde Watson.

Holmes então pergunta:

- E o que isso significa?

Watson pensa por um minuto e depois responde:

- Bem...astronomicamente significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, bilhões de planetas. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 3h15min pela altura em que se encontra a Estrela Polar. Teologicamente, posso ver que Deus é Todo-Poderoso e somos pequenos e insignificantes. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã.

Holmes fica um minuto em silêncio, então responde:

- NÃO, Watson! Significa que alguém roubou nossa barraca!!!

Esta bem-humorada história ilustra a diferença entre duas percepções: a lógica e objetiva que se focaliza nos detalhes; e a percepção intuitiva e subjetiva que enxerga o todo. Dependendo da situação às vezes será necessário usar uma delas ou ambas. Por isso, a importância de aprender a perceber o conteúdo, e assim, poder escolher entre nos ater aos detalhes ou ver o problema por inteiro.

Fonte: 101 atitudes para o estudo inteligente
Imagem: google

2 comentários:

Beth Muniz disse...

Oi querida Josy,
Muito interessante a mensagem.
A combinação pode ser perfeita, se bem dosada.
Gostei.
Indiquei.
Beijão.

Marcinha Cardozo disse...

Oi,
Josy,
muito legal amiga,sou fã do Sherlock e do Watson às vezes aplico a lógica ou apenas me deixo levar pela intuição.Gostei massa!
Bjos

Postar um comentário