22 março 2011

O Dia Mundial da Água e o óleo de cozinha

No dia Mundial da Água, uma dica para nós conscientizamos da importância da resciclagem do óleo de cozinha, onde cada litro jogado no ralo da pia pode contaminar milhares de litros de água.


O óleo de cozinha gera o acumulo de gordura nos canos e pode causar entupimentos, refluxos de esgotos e até rompimento nas redes de coleta. Os produtos químicos usados para desentupir os canos são tóxicos. Além do mais, ao alcançar os rios, o óleo que não se mistura com a água, cria uma barreira que dificulta a enrtrada de luz e circulação de oxigênio, prejuducando a vida ali. Se atirado no lixo, pode impeemeabilizar o solo nos lixões, dificuldanto a absorção de água da chuva e dando sopo para as enchentes. Sua decomposição ainda gera metano, gás com poderoso potencial para aquecer o planeta.

Os óleos recolhidos são purificados e depois podem ser destinados à industria como componentes para sabões, biodiesel e até cosméticos. No processo de reciclagem algumas empresas e coperativas que participam do mesmo garantem que os resíduos não serão reaproveitados para consumo humano e não gerarão outros resíduos poluentes. Verifique se na sua cidade possui empresas que fazem essa tipo de coleta, participe, recicle, você só precisa fazer a doação. Em alguns casos, a empresa participante estabelece uma quantidade mínima e se a doação ultrapassar a estipulada o doador leva pequenos brindes como material de limpeza, material escolar, sacolas reutilizável ou cosméticos. Tudo a título de incentivar as doações. Tratar a natureza com carinho e respeito depende de cada um de nós. A preservação do planeta depende de todos.

Fote: Max de Matos
Imagem: Google 

4 comentários:

YourMoneyBox disse...

Blog bonito! Passa no meu :)

Beth Muniz disse...

Oi querida amiga,
Ôba, ôba! Ele voltou! Essa é a cor que mais gosto. Amei...
Viva o Banana!
Quanto ao post, muito bom. Indiquei no diHITT.
Beijão e fique com o cara que nos protege.

-*Vera Luz*- disse...

Olá Josy!

Realmente cuidar de nosso planeta, essa é a nossa missão, pois assim sabemos que nosso mundo precisa e podemos adquirir uma postura de bem estar conosco, costumo usar as garrafas plásticas de leite e colocar dentro para designar ao local necessário e assim estaremos sempre contribuindo com a nossa natureza, com nossa terra, com nossos animais e nossa consciência se mantem sempre em paz!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

Eliu disse...

Aqui em Curitiba existe uma empresa de reciclagem?

--
Ah visita meu site:
www.ninjanerd.com.br

Postar um comentário