07 janeiro 2011

Ponha ordem no guarda-roupa!


Para quem não está de férias e nem tem nada melhor pra fazer, que tal aproveitar o primeiro final de semana do ano para deixar o seu armário arrumadinho e cheiroso, otimizando espaços e dando aquele ziginal na energia acumulada e convenhamos, arrumar o guarda-roupas não é uma tarefa das mais emocionantes. (na verdade, é um óh) Tirar as peças que não servem mais, organizar as gavetas, pendurar as roupas e colocar as sujas para lavar... Se tudo isso parece um martírio para você, conte com as dicas preciosas de uma especialista e enfrente o monstro do armário com mais técnica e disposição.

A personal organizer Cristina Papazian, do blog Organize Assim, aconselha começar por uma boa limpeza. Depois de tirar as roupas e todo o pó do local, limpe o armário com água e vinagre. E atenção: “nunca use álcool e nem lustra móveis”, alerta Cristina. O primeiro desbota a madeira e o outro pode manchar suas roupas.

Com o armário livre da sujeira, comece a reorganizar as roupas. E a regra para isso não podia ser mais simples: “toda roupa que amassa, vai para o cabide e o que não amassa dobre e ponha nas gavetas”. Já peças volumosas, como blusas de lã e casacos, ficam melhores dobradas. Assim, elas otimizam o espaço. “Organizar por cor e tonalidade pode facilitar na hora de encontrar o que se deseja vestir”, ensina a profissional. (para quem faz do ato de passar roupa uma terapia, então, esquece! Mas, para quem acha que passar roupa é igual a enxugar gelo então vale a pena seguir...)

Cheiros estranhos

Quando o inverno vai embora, é bom tomar algumas precauções para evitar que, na próxima estação de frio, suas roupas não tenham aquele cheiro de coisa guardada. E mesmo com aquelas peças que estão lavadas e perfumadas é preciso algum cuidado. O ideal é fazer o armazenamento de todas as peças a vácuo, em um saco plástico. “É importante retirar todo o ar, pois ele provoca proliferação de ácaros. Se não for possível, guarde em fronhas de algodão”, diz a personal organizer.

Calçados

Para guardar os sapatos, a organizadora não aconselha caixas de papelão.“Ela retém umidade e isso acaba atingindo o couro dos sapatos”, diz. Guardar numa sapateira é o mais adequado, mas antes é bom limpar a parte de dentro do calçado e a sola com um pano umedecido. Depois de usar, deixe o calçado respirar fora do armário da noite para o dia.


Agora, se o seu problema é o tradicional chulé, Cristina tem uma dica inusitada: “coloque dentro do calçado uma meia de algodão com serragem maravalha (aquela em formato espiral). Ela absorve a umidade e dá tchau ao cheiro indesejável”.


Pronto, agora ficou mais fácil deixar tudo limpinho, cheiroso e organizado!

Fonte: bomdehumor.com.br
Imagem: google

1 comentários:

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amiga Josy:
O artigo é verdadeiramente importante e traz esclarecimentos de grande importância para o trato com as roupas, etc. Um Post de grande relevância a todos. Ótimas dicas!
Parabéns pelo Post!
Abraços,
LISON.

Postar um comentário