10 dezembro 2010

Ouvir...

Fala-se tanto em diálogo, em problemas de comunicação, como se dialogar fosse apenas falar o que se pensa para o outro, fosse apenas conseguir expor suas razões ou externalizar opiniões numa fala entre pessoas.

Dialogar, às vezes, mais parece um duelo de opiniões expostas mutuamemte, num desejo de poder pelo predomínio da razão e da posse da verdade absoluta, individual e única. 

Entretanto, para que haja um contato autêntico e produtivo dentro de uma relação, falar o que se pensa e acha não é suficiente. O silêncio inerente ao ouvir é sábio, nestes momentos. Só o silêncio me permite sentir o outro e entender um pouco do que ele pensa e percebe. 

Em qualquer relação, ouvir o outro é importante. O ouvir é condição básica para que um canal se faça e permita a construção de uma ponte eficaz para a comunicação e entendimento. 

Ouvir não deve ser confundido com passividade, nem visto como um recurso estratégico para poder realizar argumentações de caráter defensivo que só visam uma posse de poder no contato que está sendo desenvolvido. 

Ouvir, em função de um diálogo real, é resultado de uma opção consciente por parte de quem deseja compreender o que se passa com o outro, de modo solidário e sem preconceitos, visando uma resolução madura de conflitos ou um entendimento mais autêntico da situação. 

Ouvir para dialogar é uma tarefa difícil, pois envolve humildade em reconhecer as próprias falhas, em admitir a racionalidade de fundamentos que não são nossos, em estar aberto a aprender quando queríamos ensinar.  Ouvir nosso próximo é antes de tudo estar aberto à possibilidade de lidar com fatos novos, a aprender que não existe uma única verdade e que estamos envolvidos num processo relacional do qual temos, pelo menos, parcial responsabilidade. 

Ouvir, para que haja um diálogo, é antes de tudo  despir a armadura da acusação e procurar compreender o que se esconde por detrás do óbvio.

Fonte: mensagem recebida via e-mail / Desconheço o Autor
Imagem: Google

8 comentários:

Principe Encantado disse...

Muito bom, sábio ensinamento, precisamos aprender a ouvir pois falar é fácil demais.
Abraços forte

Alê do Escrivaninha disse...

Como eu disse lá no Dihitt.
Parabéns pela postagem.
Nossa aqui eu não conhecia.
Estou seguindo.
Até mais e nos encontramos no Escrivaninha.
Abraços.

Jackie Freitas disse...

Olá Josy querida!
Menina, que texto maravilhoso esse! E com muitas verdades! Acredito também que quando dialogamos, o importante é sabermos escutar não apenas abrindo os ouvidos, mas os canais que permitem a compreensão da mensagem. Isso é respeito! Já prevalece aquele velho dizer que Deus nos deu uma boca e dois ouvidos, ou seja, para que falemos menos e escutemos mais!
Adorei mesmo!
Grande beijo,
Jackie

Beth Muniz disse...

Oi Josy,
Acredito que seja este um dos grandes problemas que temos na atualidade. Realmente há uma grande confusão nos conceitos.
Ouvir realmente dá muito trabalho, diferente do escutar.
Ouvir é escutar os sons interiores e procurar entendê-los nas mais amplas dimensões, e sobre tudo, com o coração e a alma limpa de possíveis verdades solidificadas.
Muito bom.
Grande beijo querida.

Unknown disse...

Sem dúvidas saber ouvir é mais importante do que saber falar, mas é tão difícil...
Excelente post,
Bjs,
Vitor.

Lidia Ferreira disse...

Ola Josy.
Esse texto seu e fantástico, e tão difícil encontramos alguem que goste de ouvir , e eu acho isso , muito importante, voce pode salvar uma vida somente deixando a pessoa falar
bjs

CLAUDIA disse...

Olá Josy!
Que texto maravilhoso amiga!
Sabe prefiro mil vezes ouvir do que falar!
para mim é como uma arte,difícil no começo,mas depois você sente prazer!
Amei!
Bjos!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Josy querida!
Nossos dois ouvidos devem trabalhar mais que a nossa única boca! rs
O ano está terminando...
Quero agradecer a você pelas alegrias que me proporcionou em 2010!
Sua participação nos meus blogs, seus comentários, suas visitas que tanta alegria trazem ao meu coração.
Desejo a você um lindo Natal, cheio de paz, saúde e felicidade!
Que 2011 seja espetacular para você!
Que continuemos e aprofundemos a nossa amizade virtual que torna tão especial e feliz a nossa vida real!
Boas Festas!!!
Beijos, muitos!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas & um só coração!

Postar um comentário