22 novembro 2010

Alimentos fibrosos a favor da dieta e dos dentes

 Veja quais são eles e como eles pode se tornar aliados da sua saúde bucal!

Imagine aliar uma alimentação saudável a dentes brancos? Parece uma tarefa difícil, mas não é! A ingestão de frutas frescas e legumes ajuda na perda de peso, na prevenção de diversas doenças e, ainda, evita cáries e proporciona um sorriso muito mais branco.

“Alimentos fibrosos, como os legumes e frutas cruas, já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes. Por serem duros, eles são capazes de limpar a superfície dos dentes por meio do próprio atrito provocado pela mastigação, removendo resíduos e placa bacteriana”, explica a professora Luciana Butini Oliveira, da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

A grande vantagem é que estes alimentos são baratos e muito fáceis de serem encontrados. Maçã, pêra, melancia, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como as nozes e castanhas, são algumas opções desta lista.

”As maçãs possuem um mecanismo de ação interessante: contêm polifenóis que estimulam a saliva e ajudam na limpeza dos dentes. Mas também, por serem ácidas, apresentam o risco do desenvolvimento de cárie. Assim a escova e o fio dental nunca devem ser dispensados”, ressalta Luciana.

Vale lembrar que estes alimentos podem ser consumidos em qualquer idade. “Em crianças, por exemplo, é recomendada a introdução gradativa de alimentos sólidos por volta dos seis meses de idade para que ela aprenda a mastigar e a desenvolver adequadamente as estruturas musculares da arcada dentária. Por isso, a mastigação é muito importante e precisa ser realizada de forma correta”, diz a especialista.

Ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico, as frutas, legumes e verduras, de modo geral, têm baixo teor de açúcar e menos gordura se comparados aos alimentos considerados “vilões” da saúde bucal.

“O mel e o açúcar, refrigerantes, balas, bombons, bolachas doces e recheadas, gomas de mascar e outras guloseimas consumidas no dia a dia, ao contrário dos alimentos fibrosos, produzem ácidos que reduzem o PH da saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco do desenvolvimento da lesão de cárie”.

Fonte: suadieta.uol.com.br
Imagem: google

7 comentários:

Principe Encantado disse...

Josy muito boa suas dicas,
Abraços forte

Jackie Freitas disse...

Olá Josy querida!
Adoro maçã, amiga! Dar aquela senhora mordida, sabe? rsrsrs...mas coloquei aparelho nos dentes e a primeira coisa que a dentista me disse: "Nada de maçã!!"... Mas estou aqui dando o meu jeitinho..rsrs
Grande beijo,
Jackie

Alissa disse...

Super legal!

Beth Muniz disse...

Oi amiga,
Bem, não gosto muito de maçã, mas se é para ter dentes brancos e brilhantes, vou comê-las...rsrsrs
Brincadeiras à parte, gostei das dicas. Já tenho ultimamente, procurado comer mais frutas.
Um beijão querida.

Marivan Oliveira disse...

Valeu amiga Josy Pelas dicas super saudáveis,
agradeço pela indicação,
abçs Marivan

Unknown disse...

Muito legal seu post!!! Parabéns!!!

Tenha um ótimo dia...

Abraços,

Fabiano

Anônimo disse...

Muito boas dicas.

Postar um comentário