19 outubro 2010

Se Liga e Desliga o PC!

O que ocorre quando se fica muito tempo na frente do computador?


Olhos ressequidos

O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada. Para ler as informações, nós, sem nos darmos conta, fazemos um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada.

Cansaço visual
 


Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.
Pescoço tenso 

A flexão exagerada do pescoço sobre o ecrã é mau para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente ao seu formato original.

Postura e coluna
Quando sentamos inclinados em direção ao computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas.

Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.


Tendão lesionado 

Inchaço nas pernas
Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.

Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).

Barriga saliente
Quando a musculatura das costas fica tensionada, porque nos sentamos horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Então, sem a prática regular de exercício físico, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e transforma-se num alvo fácil para a acumulação de gordura.


(Boletim Informativo de Saúde Ocupacional - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes - CIPA)


1 comentários:

Anônimo disse...

"Mais um serviço de utilidade pública do Banana com Farinha..." rs!

Bom dia Josy! Obrigada pelo alerta. Confesso que já sinto alguns desses sintomas. Procurarei me "policiar" um pouco mais, para que a situação não se agrave.
Valeu!! bjão!

Malu

Postar um comentário