21 outubro 2010

Problemas para dormir? Pratique exercícios!

Veja como a prática de atividades te ajuda a dormir melhor!
Estar sempre cuidando do corpo através da prática de atividades físicas vai além da preocupação com o físico. Os exercícios fazem bem ao corpo, à mente e, acima de tudo, à saúde. Um dos benefícios que muitas pessoas desconhecem é a melhora do sono. Já que é assim, veja como estar em movimento te ajuda a dormir melhor.

Sinta-se relaxado

Estudos mostram que pessoas que se exercitam, nem que seja uma caminhada durante 30 minutos por dia, conseguem ter mais paciência e encarar com mais tranqüilidade as situações de estresse. Isso porque quando nos exercitamos, o nosso organismo libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Invista nos movimentos repetitivos

Especialistas garantem que aquelas atividades que possuem movimentos repetitivos, como andar, correr, pedalar ou nadar, pro exemplo, são mais eficazes no combate ao estresse. Sem problemas na cabeça, o sono fica mais tranqüilo!

Aposte na Ioga

Este exercício é ótimo para alongar o corpo, aumentar a força muscular e melhorar o equilíbrio. Como se não bastasse tudo isso, psicólogos da Universidade de Oxford, comprovaram que a Ioga pode acalmar uma mente carregada de problemas. A pesquisa contou com a participação de 71 voluntários, entre homens e mulheres, que foram divididos em três grupos. O primeiro praticou técnicas simples de relaxamento, como respiração profunda. O outro apenas assistiu às aulas do primeiro grupo, se imaginando naquela situação. O terceiro grupo praticou Ioga.

O resultado mostrou que aqueles que optaram pela atividade ficaram com a mente relaxada, porém se sentindo mais dispostos. Já aqueles que fizeram relaxamento e aqueles que se imaginaram fazendo relaxamento se sentiram lerdos, sem vontade de trabalhar e com dificuldade de concentração.

Crie uma rotina

Alongar não é apenas relaxar, faz bem também para todo o corpo. Adquira o hábito de gastar apenas 5 ou 10 minutos se alongando antes de deitar. Você conseguirá dormir melhor e acordará mais bem disposto no dia seguinte.

Fonte: suadieta.com.br
Imagem: google

5 comentários:

Maria Marçal disse...

Minha amiga!
Nota dez para esse tema.
Concordo plenamente e sei da eficiência dessas atitudes para combater a insônia.

beijão, querida

Maria Marçal - Porto Alegre - RS

disse...

Muito bom a artigo...tenho que praticar minhas caminhadas, pois ando com insonia

bj

Jackie Freitas disse...

Oi Josy querida!
Eu fiz natação por muito tempo... Primeiro fazia logo que saía do trabalho...nossa, me ajudava a dormir feito anjo! Depois de um tempo, mudei e passei a fazer cedo, antes de entrar no trabalho... o meu dia rendia muito, a minha disposição e humor eram altíssimos... adorava!
Isso mostra que independente do horário, praticar algum esporte, sem dúvida, nos deixa melhores...não apenas no aspecto físico, mas espiritual também!
Grande beijo minha linda!
Jackie

Mr.Jones disse...

Oi Josy

Com certeza exercícios citados ajudam muito para ter um sono tranquilo. Mas, quando se trata de água (natação ou mergulho) tenho a certeza que é mais relaxante e excelente para se ter um sono agradavel.

bjs

Beth Muniz disse...

Oi minha amiga,
Não tenho problemas para dormir. Durmo muito bem.
O meu problema é acordar cedo...
Também não gosto da escravidão das academias. Então, pedalo a minha bici, mas quando a vontade aparece.
Beijão.

Postar um comentário