22 setembro 2010

Alecrim ajuda a reduzir toxinas em carne grelhada

Marinar a carne dos dois lados com alecrim diminui a formação de toxinas cancerígenas

Sabe-se que cozinhar a carne em altas temperaturas cria toxinas chamadas aminas heterocíclicas, que têm sido associadas a alguns tipos de câncer. Marinar a carne diminui o risco ao evitar a formação das toxinas. Porém, um ingrediente que faz grande diferença é o alecrim. Estudos mostram que adicioná-lo à carne bovina e outros tipos de carne antes de grelhar, fritar ou assar reduz significativamente aminas heterocíclicas.

Em um estudo publicado no “The Journal of Food Science in March”, cientistas testaram extratos de alecrim em tortinhas de carne que eram cozinhadas em temperaturas entre 190 graus e 204 graus Celsius. O extrato foi adicionado a ambos os lados da carne antes do preparo. Quanto maior a concentração, maior a redução nas aminas heterocíclicas (em alguns casos, houve redução de mais de 90%).

Cientistas atribuem o resultado a antioxidantes específicos presentes no alecrim: ácido rosmarínico, carnosol e ácido carnósico. Outro estudo, realizado há dois anos, comparou vários marinados e descobriu que um dos que mais protegiam era uma mistura caribenha, que, como eles escreveram, “continha quantidades consideráveis” dos mesmos três antioxidantes. A conclusão dos estudos mostram que marinados com alecrim ajudam a eliminar alguns carcinogênios da carne grelhada.

Se você não gosta muito de alecrim, ou tem alergia, tente fazer marinados com alho, cebola ou suco de limão. Segundo estudos, essas opções também são eficazes (cebola e alho muito mais do que suco de limão).

Fonte: noticias.uol.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

4 comentários:

linkpremiadoblog disse...

Seu link já foi publicado! Sabia que agora o prêmio é de R$ 1.000?
Os editores pediram e Link Premiado atendeu! A troca de links já esta disponível ... aqui>>>>>> http://www.linkpremiado.com.br/link/troca aproveite!
Atenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado

Amanda Luna disse...

Nossa que interessnate, eu não sabia que carne tinha essas toxinas, apesar de ser vegetariana, meu marido adora e é sempre bom cuidar da alimentação!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Quebra Coco Surf disse...

boa essa dica Josy, nao vou me esquecer.
nada melhor que carne marinada e frango tb.
abç

Jucifer disse...

bah guria eu adoro alegrim
em carnes entom nussa
fica divino aki em casa alegrim faz parte
da cozinha

bjim guria

Postar um comentário