31 agosto 2010

Dieta e Restaurante Self Service: Esta combinação é possível?


Um dos pontos mais difíceis quando estamos de dieta, é conciliar a alimentação saudável e uma rotina de almoço em restaurante self service. Quais as melhores escolhas? O que deve ser evitado e o que deve fazer parte do nosso prato? Tire suas dúvidas..

1 - Ao entrar em um restaurante self service, o que uma pessoa que quer emagrecer deve fazer ou evitar fazer?

Comece sempre pelas saladas e fique longe da bancada de frituras. Olhe todos os alimentos antes de começar a se servir, para não acabar pegando comida demais.

2 – Qual a melhor maneira de preparar o prato?

Metade do prato deve ser de saladas e legumes. Não opte por saladas que já tenham molho, tempere você mesmo com um pouco de azeite, vinagre ou limão e sal.

Escolha apenas um tipo de carboidrato (arroz, batata ou macarrão). A proteína também deve ser de preferência grelhada ou assada, sem molhos. Os molhos sempre levam creme de leite ou manteiga, que são muito calóricos.

3 – Em relação à quantidade? Como distribuir os alimentos?

A quantidade vai variar de pessoa para pessoa. Mas, de uma maneira geral, uma colher (própria para arroz) de arroz, uma concha pequena de feijão, um pedaço médio de carne, frango ou peixe e legumes e verduras crus ou simplesmente cozidos à vontade são suficientes para a maioria das pessoas que estão de dieta. Este prato tem em média 400kcal e não deve pesar mais de 450g.

4 – Em relação às saladas, muitos restaurantes não oferecem variedades em folhas. Dentre as mais comuns, quais as melhores e por quê?

As folhas verde-escuras são mais ricas em nutrientes. Exemplo: couve, rúcula, agrião. A alface em suas variadas formas: lisa, crespa, americana ou roxa são as mais oferecidas e ajudam a encher o prato e dar saciedade sem aumentar as calorias.

5 - Existe alguma restrição na quantidade de dias em que se come carne vermelha? Qual a melhor forma de alternar entre os diferentes tipos de carne?

O ideal é ir alternando carne de boi, peixe, frango e, se possível, a soja. Assim, podemos ter o melhor de cada proteína sem ter excessos.

6 - Em relação às sobremesas. Elas estão liberadas? Quais as melhores escolhas?

Para quem quer perder peso, o ideal é não comer sobremesa. Se não agüentar e precisar de um sabor doce, escolha sempre frutas frescas.

7 – Quanto às combinações. A escolha da carne pode influenciar no tipo de sobremesa?

Para quem comeu carne vermelha, o abacaxi é a melhor opção. Ele ajuda na digestão de proteínas, minimizando o tempo que a carne fica no estômago.

8 - Para quem vai trabalhar logo depois, existe algum alimento que deve ser evitado?

Alimentos gordurosos e carne vermelha demoram mais para serem digeridos e com isso podem causar aquela sensação de sono após o almoço. Prefira carne branca e alimentos assados ou grelhados.

9 - Quais os maiores vilões quando levamos em conta tanto a saúde, quanto a dieta?

As frituras, as opções à milanesa e molhos. Além da bancada de doces.

10 - Pode repetir ou um prato já é o suficiente?

Repetir nunca! Um fator a que deve ser levado em consideração é o tamanho dos pratos disponibilizados por este tipo de restaurante. Eles estão cada vez maiores para que os clientes coloquem mais comida.

Dicas importantes:

- Procure comer o mais cedo possível, pois quanto mais tarde, mais tempo a comida ficou exposta.
- Peça para visitar a cozinha. Se o restaurante se negar, algo deve estar errado por lá.
- Pergunte se o feijão é cozido com carnes. Se for é melhor optar por salada de grão de bico ou feijão fradinho.

- Seja coerente nas suas escolhas e resista às tentações pensando no seu objetivo maior que é perder o peso desejado!

Fonte: rewvistasuadieta.com.br / Lílian Assis

As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

7 comentários:

Jackie Freitas disse...

Josy, minha querida!
Eu adoro um self service! Mas, como gosto muito de saladas e abuso das cores e variedades, acabo sempre me servindo delas e opto por um grelhado para acompanhar. Acho que o ideal é equilibrar a refeição.
Grande beijo, lindona!
Jackie

Victor S. Gomez disse...

É bastante difícil, pois tem muita coisa interessante na nossa frente, mas se for pelas cores é melhor, eu acho. Cores variadas pratos mais saudáveis, o que você acha? Abraços

Tahiana Andrade disse...

Vi uma reportágem sobre isso no 'Jornal Hoje' da globo... muito interessante!

Mr.Jones disse...

Josy
As dicas foram preciosas.
vou indicar.
bjs

Anônimo disse...

OLÁ JOSY,

LOUVÁVEL A SUA INICIATIVA EM MANTER OS SEUS LEITORES, SEGUIDORES, VISITANTES, SEMPRE BEM INFORMADOS, NO QUESITO SAÚDE..ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.. ETC..ETC..
MAS HOJE LHE DOU NOTA 10...100..1000, PELA ESCOLHA MUSICAL!! CARAMBA! COMO VOCE FOI FELIZ!!
ELIS, NÃO É SÓ UM SAUDADE..., É A LEMBRANÇA DE
UMA ÉPOCA, ONDE SE OUVIA EXCELENTES MÚSICAS, NA VÓZ DE MARAVILHOSOS INTÉRPRETES, E ESSA "PEQUENA", (na minha oponião),FOI A MAIOR, QUE O BRASIL JÁ TEVE. E NESSA MÚSICA, ELA DÁ UM SHOW!, (as imagens, ñ mostram tudo).
OBRIGADA PELO PRESENTE, AMIGA!
E MAIS UMA VEZ. PARABÉNS!!

BJÃO NO SEU CORAÇÃO.

Malu

soninha disse...

Não dá pra mim não...rs...odeio dieta.bjs

Alberto disse...

Talvez uma coisa que seja interessante acrescentar ao post: Sempre que for comer frutas, assim o fazer ANTES das refeições.

Por quê? Frutas são alimentos de digestão simples e rápida, recheadas de nutrientes e vitaminas, além que colaborarem com a sensação de saciedade. Se forem comidas de estômago vazio, sua absorção é total e o organismo pode aproveitar tudo de bom que as mesmas dão.

Caso as frutas sejam comidas DEPOIS da refeição, sua ingestão pode ser inócua. Isso acontece porque como todo o resto dos alimentos de uma almoço, por exemplo, tem a digestão muito mais demorada e "pesada" que a das frutas. Como as frutas foram comidas por último, elas serão as últimas a serem processadas. Isso significa dizer que as frutas vão se "desmanchando" antes mesmo da digestão, perdendo vitaminas e nutrientes. Quando ela for efetivamente digerida, será nada mais que uma pasta sem nada a acrescentar.

Eu comecei a fazer isso e cortei as sobremesas (durante a semana). Resultado? 15 kg a menos em 3 meses e resultados mais visíveis de exercício (musculatura definida, menos gordura localizada, etc...)

Fica a dica. Vi isso num programa no Discovery Channel e pensei "Faz sentido". Resolvi seguir e os resultas são excelentes! Recomendo!

Postar um comentário