25 agosto 2010

Aposte nas leguminosas

Descubra o que são leguminosas e o que elas são capazes de fazer pela sua saúde e pela sua dieta!

Você está acostumado a falar sobre frutas, legumes, carnes. Mas, será que você sabe o que são leguminosas? Feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico... Estes alimentos fazem parte do grupo das leguminosas e são ótimas opções de fonte de proteína vegetal com baixa quantidade de caloria e gordura.

“São alimentos ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino e aumentam a saciedade pós-refeição. Além disso, são fontes de ferro e atuam diretamente na prevenção e no combate da anemia”, explica a nutricionista Lílian Assis.

As leguminosas ainda contêm cálcio e ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. Este nutriente também está envolvido na contração muscular e transmissão de impulsos nervosos, tornando-se vital ao funcionamento do corpo.

“De toda a lista, a única que se equivale às carnes, em quantidade de proteína, é a soja. As outras leguminosas têm este nutriente em menor valor biológico. Isso quer dizer que a proteína da soja e das carnes é mais bem aproveitada pelo organismo. Por isso é tão importante incluir estes alimentos na dieta, principalmente na dos vegetarianos”, destaca a especialista. Vale lembrar que a soja pode ser consumida em forma de grão, farinha, pães, bolo, biscoitos, pastinhas, queijo, entre outros produtos.

Lílian ainda ressalta que: “A proteína costuma estar presente em alimentos com altos níveis de gordura, inclusive a saturada e trans que são maléficas à saúde. As leguminosas conseguem aumentar o teor protéico da dieta sem elevar demais a gordura. Só não podemos fazer a opção errada e combiná-las com carnes salgadas, lingüiça e bacon, por exemplo”.

Leguminosas: Informação nutricional
Em cada 100 gramas de

Feijão preto
69 calorias, 1,50mg de ferro, 17mg de cálcio, 4,4g de proteína.

Feijão branco
142 calorias, 3,70mg de ferro, 90mg de cálcio, 9,73g de proteína.

Soja em grãos
173 calorias, 5,10mg de ferro, 102mg de cálcio, 16,60g de proteína.

Soja texturizada
81 calorias, 1,00mg de ferro, 21mg de cálcio, 12,50g de proteína.

Ervilha
97 calorias, 1,45mg de ferro, 22,53mg de cálcio, 5,62g de proteína.

Lentilha
105 calorias, 2,10mg de ferro, 22,83mg de cálcio, 7,11g de proteína.

Grão de bico
136 calorias, 2,30mg de ferro, 78mg de cálcio, 6,60g de proteína.
 
Fonte: suadieta.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

7 comentários:

Valéria Braz disse...

Josy, já conhecia o poder das leguminosas... eu adoro lentilha e feijão (de todas as cores, hehehe).... mas detesto soja!
Beijo no coração

Mari Martins disse...

Adorei o post. Já sou adepta e sei dos benefícios.
Gostei do seu Blog e o estou seguindo.
Beijos,
Mari

Mr.Jones disse...

Josy
eu já sabia que o feijao branco contem mais ferro que o feijao preto. Até falei isso para um médico (dos antigos) que ainda acha que o feijao preto e beterraba é bom pra anemia.
abçs

Unknown disse...

Amei as informações... Foi de grande valor a mim...

Mil beijos

Eninha A. Campos disse...

Olá Josy,
Estou aqui a fazer contas para escolher o meu menu amanhã, HEHE...

Brincadeirinha Josy, adoro as leguminosas.
Adoro ervilha apesar das terríveis recordações . Qdo pequena consegui enfiar uma dessas bolinhas verdes no nariz e você não calcula a aflição que causei a minha mãe...não foi nada divertido ...
Eninha

Beth Muniz disse...

Muito bom minha amiga, muito bom!
Aliás, esta Bananinha é demais.
Vou guardar para a minha orientação.
Grande beijo.

soninha disse...

Su fã nº 01 de soja.Faço almôndegas,frigideira,macarrão a bolonhesa(rs),panquecas...TUDO! Amo ADES,suco de extrato de soja com sabores de frutas(muito natural),enfim..soja é uma delícia!.Belo texto.bjs

Postar um comentário