13 julho 2010

Quem é ele?

Esse tal de rock and roll?

Há decadas atrás, alguém perguntou: "Roque? Quem é ele"? Quem é ele? Esse tal de Roque Enrow?
Uma mosca, um mistério, uma moda que passou?
Ele, quem é ele? Isso ninguém nunca falou...



13 de julho dia mundial do rock and roll (também conhecido como rock 'n' roll) é um tipo de música que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes em sua maioria em gêneros musicais afro-americanos, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

A enorme popularidade do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros que são chamados simplesmente Rock.

No Brasil, o Rock desembarcou no início da década de 1960, numa época em que a Bossa Nova predominava. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Na virada para a década de 1970, surge no cenário rock brasileiro nomes como Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.

Na década de 80, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como RPM, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo.

Nos anos 90, outros ritmos e estilos ganharam total espaço na mídia nacional, obscurecendo ótimos grupos que surgiram no país. O mercado está praticamente fechado para o rock’n’roll, que anda encontrando sérias dificuldades para continuar existindo na cultura brasileira. Ainda assim, grupos como Raimundos e Angra , apesar de o primeiro ser punk e o segundo power metal, além de Pitty, Shaman, Hangar, Eterna, Cachorro Grande, entre outros que resistem e destacam-se no cenário do rock nacional, abrindo espaço para as bandas que virão...

Um dia rock and roll a todos..

Fonte: wikipedia.com.br / lertas.com.br / youtube.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Raul Seixas marcou a minha trajetória.
Acredita q fui capaz de negociar um disco dele a troco do meu saquinho de batata frita?
O meu irmão é louco por ele tanto é q meu sobrinho se chama Raul pode?
Bons momentos,parabéns pela postagem.
Beijo grande e um lindo dia.

Mr.Jones disse...

Oi Josy
Tantas datas e eu ficando véio e esqueci dessa.ainda bem que voce me lembrou.
um lindo dia de Rock and roll pra vc.
bjs

J.R. Fernandez disse...

Olá Josy querida!
Gostei muito da postagem.
Também fiz hoje um post em homenagem ao dia do rock. :-)
Beijos, Fê.

Luciana disse...

OI Josy

Uma ótima noite pra ti adoro rock e sabia que dia era hoje valeu a lembrança
Bjs

Beth Muniz disse...

Oi querida,
"Solos de guitarra não vão me conquistar...",Kid Abelha. Se lembra?
Belo resgate...não me lembrava da data.
Valeu,
Grande beijo.

Postar um comentário