21 julho 2010

O Grande Vilão

O sal pode ser um grande vilão e um dos maiores inimigos da sua dieta. Além de reter muito líquido no nosso organismo, ele pode elevar a pressão arterial, trazendo diversas complicações à saúde. Por isso, na hora do seu consumo, a palavra “moderação” é essencial. Confira algumas dicas que vão te ajudar a reduzir o sal na sua alimentação:

- Na hora de preparar a comida, coloque o mínimo de sal possível e dê sabor ao prato com temperos naturais como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, vinagre, alho, manjericão, coentro e cominho;

- Se você consome alimentos já prontos, mesmo que sinta a falta do sal, não o coloque no prato. Estes produtos já possuem muito conservantes e o excesso de sal poderá se transformar em uma bomba dentro do seu organismo;

- Evite comer alimentos em conserva como picles, azeitona, aspargo, patês, palmito, enlatados como extrato de tomate, milho, ervilha e maioneses prontas. Prefira alimentos in natura;

- As carnes salgadas como bacalhau, charque, carne seca e defumados não devem fazer parte da sua rotina;

- Elimine do cardápio as sopas prontas de pacote e temperos prontos, pois eles contêm uma grande quantidade de sal;

- Quanto aos queijos, substitua os duros e amarelos pelos queijos brancos, tofu ou ricota sem sal;

- Evite condimentos e, na hora do aperitivo, prefira pastinhas preparadas por você a salgadinhos, batata frita e amendoim salgado.

Fonte: www.suadieta.uol.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

7 comentários:

-*Vera Luz*- disse...

Ola Josy!!

Que bom ver tanta informação para a nossa qualidade de vida!! Hoje me deparei com vários assuntos voltados a isso e estou elegendo hoje o meu dia de qualidade de vida!! Que bom que você também me ajudou a eleger o meu dia de qualidade!
Quando direcionamos cuidados com o corpo, já estamos nos direcionando ao bem interno, que nos envolve e induz a bons pensamentos!!
Boa postagem!!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

Principe Encantado disse...

Muito boa matéria amiga, eu tenho esse ou sofro com ele o sal, tenho que controlar mais o consumo.
Abraços forte

Unknown disse...

Eu sei disso e devo confessar que os irlandeses também dada a comida sem gosto que eles saboreiam em restaurantes e em casa, mas eu, mesmo sabendo que não é legal, não consigo renegar uma comida temperadamente caprichada, mesmo que só de vez em quando!

beijoca

kadu disse...

ola
muito legal o post, parabens
tinha coisas que não sabia sobre o sal, e como vc disse colocar o minimo de sal possivel para sentir os gostos dos alimentos...

J.R. Fernandez disse...

Boas dicas Josy!
Esse realmente é um vilão que pode ser bem perigoso.
Beijo no coração, Fê.

Beth Muniz disse...

Oi Josy,
Você sabe que Deus faz tudo certo.
Eu não suporto o paladar do doce. Em compensação, adoro salgado.Aí, então, eu nasci com pressão baixa...Deus é pai e mãe!
Bem, belo post. Bastante educativo e informativo.
Beijão.

BLOGZOOM disse...

O sal é péssimo, e sou uma consumidora de sal. Sei o quanto é perigoso, a desculpa é que tenho pressão baixa, só que quando está baixa, fica, pior é ficar inchada por causa de excesso de sal.

Bjs

Postar um comentário