02 julho 2010

Nossa Independência

Hoje, Salvador está em clima de festa, uns comemoram o passado, relembrando a conquista da Independência da Bahia, outros, esperançosos, torcem pelo futuro da Seleção Brasileira no duelo contra a Seleção Holandesa. E todos nós, unidos em um único desejo o de que a “jabulani” provoque várias invasões no gol holandês.
O 2 de Julho é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a nação, ela é o marco do fim do domínio português, uma vez que, mesmo com a declaração da independência, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. É somente no dia 2 de julho de 1823, após muitas lutas e batalhas sangrentas é que acontece este rompimento definitivo do Brasil em relação a Portugal. Sendo importantíssimo ressaltar a participação de duas mulheres que tiveram um papel decisivo nesse movimento de independência Maria Quitéria e Joana Angélica, mulheres que deram a sua vida pela independência da Bahia e do Brasil.

Então, pela sua importância, principalmente para os baianos, todos os anos a Bahia celebra o 2 de Julho, cujo cortejo foi considerado oficialmente bem imaterial do Estado as tropas militares relembram a entrada do Exército na cidade e uma séries de homenagens são feitas aos combatentes e os estudantes da rede estadual de ensino desfilam no cortejo cívico.

Boa sorte a nossa Seleção


Fonte: ibahia.globo.com/especiais/atardeonline.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

2 comentários:

Principe Encantado disse...

Muito bem lembrado amiga, as datas geralmente caem no esquecimento, parabéns pelo post.
Abraços forte

Anônimo disse...

JOSY, PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO DE INDEPENDÊNCIA DA BAHIA!!
FICA AÍ, O EXEMPLO DE AMOR À PÁTRIA, PARA OS JOGADORES DA SELEÇÃO CANARINHO. ELES NÃO PRECISAVAM DAR A VIDA, MAS DEVERIAM TRAVAR UMA BATALHA DENTRO DO CAMPO, E HONRAR A CAMISA DA NOSSA SELEÇÃO.
FICA AQUÍ, O MEU MANIFESTO: SE O BRASIL, É O MAIOR EXPORTADOR DE JOGADORES, ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR "IMPORTAR" TÉCNICOS COMPETENTES, DE "CABEÇA ABERTA", COM UM MÍNIMO DE HUMILDADE.
sÓ NOS RESTA AGORA, ESPERAR 2014, E TORCER PARA QUE O BRASIL, NÃO PERCA MAIS UM TÍTULO, "DETRO DE CASA"
BJO GRANDE.

Malu

Postar um comentário