03 junho 2010

O significado do Corpus Christi

A celebração do Corpus Christi, ou o “corpo de Cristo”.


Muitas vezes comemoramos um feriado e nem sabemos o porquê ou o que ele siginifica, nunca soube exatamente o significado desse feriado e hoje pensando nisso fui buscar, pesquisar e eis o que descobri: o feriado de Corpus Christi é uma tradição do catolicismo, mas outras igrejas aproveitam o feriado para celebrar suas crenças.

A comemoração cai sempre numa quinta-feira santa, quando Jesus Cristo celebrou a última ceia com os apóstolos.

Naquele momento, ele recomendou que lembrassem dele dessa forma: comendo pão e tomando vinho.
Na eucaristia (a Santa Ceia), Jesus mostra que está próximo de todos e nos dá força para viver em comunhão.

Eucaristia: Pão e vinho representam o corpo e o sangue de Jesus.
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

No espiritismo, a data não é comemorada por ser uma prática católica. Os espíritas não seguem a liturgia e celebram o renascimento de Cristo todos os dias.

A igreja evangélica também não festeja o Corpus Christi porque entende que o corpo de Jesus está fisicamente no nosso meio. 

O candomblé não é cristão, mas por causa do sincretismo religioso, muitas casas do Brasil comemoram o Corpus Christi ofertando animais ao deus Axé.

Bom Feriado!!!!

Lembre-se, "se beber não dirija,
se dirigir leve um amigo pra beber"

Fonte:/noticias.cancaonova.com / .jmonline.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

7 comentários:

SilMendes disse...

Adorei o post pois realmente poucas pessoas sabem o significado desse feriado.

Beth Muniz disse...

Oi amiga,
Gostei muito, pois não sabia dos detalhes e origem.
Valeu, bom feriado.

Mr.Jones disse...

hj o povo ta longe de querer entender sobre o significado do dia de hj.
abçs

Anônimo disse...

É o Banana, com mais um Serviço de informação.
Legal Josy! essa preocupação em passar varios tipos de informação, aos seus leitores, seguidores, visitantes ets, etc, etc.
Beijo grande, menina!

Malu

Unknown disse...

Foi bom ficar sabendo .
Bem didático.
bom feriado .

Francisco

Anônimo disse...

Nuca participei das comemorações, mas hoje senti vontade de querer saber mais, pois no próximo ano quero presenciar tudo.

Carmen/ Mauá-SP

Anônimo disse...

Beijos amada.

Postar um comentário