23 junho 2010

Festa Junina


"Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra."

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos, os casamentos caipiras, queima de fogos e as famosas guerras de espada. E a Bahia conhecida como a terra do carnaval. Tem no São João outra grande festa, tão concorrida quanto o carnaval e que movimenta todas as suas 417 cidades: E milhares de turistas de todos os lugares do Brasil curtem a festa junina na Bahia.

Em muitas cidades do interior baiano, ainda é cultivada a tradição que mandava que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas não podendo faltar o bom e velho licor de jenipapo e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída em todas as Cidades que participam do São João por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde se apresentam diversos artistas e forrozeiros tradicionais e o que predomina é o estilo mecânico do forró. E assim, o São João vai perdendo suas características básicas, que consistia em reunir a família em volta da fogueira, soltar fogos com as crianças, visitar os amigos batendo de porta em porta, dancar forro a noite toda, um arrasta pé ao som de um trio forrozeiro (acordeon, zabumba e triângulo). É apenas mais uma tradição dando adeus e a industrialização tomando conta de tudo...

Feliz São João!!!!

As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

5 comentários:

J.R. Fernandez disse...

Feliz São João amiga! :-)
Realmente as tradições vão se modernizando e perdendo um pouco (ou muito.. rsrs) de seu caráter inicial.
Mas o que se importa é se divertir. ;-)
Beijos, Fê.

Mr.Jones disse...

Olha, como diria a mana Jackie...O mano dela aqui prefere a epoca junina e a epoca natalina. Adivinha pq? ahahahha
COMIDAaaaaaaaaaa.
Eu adoro milho cozido, canjica, curau, bolo de milho hummmm...
ô tentaçao.
abçs

AmoAndreiaJoias disse...

Oiiiii!!! eu simplesmente amoooo festa junina, mas aqui onde moro não tem muito, digo as de "raiz", poderia, falara assim? só tem em escolas e clubes e falta aquela"carinha" aquela "simplicidade junina" que é tão gostosa e especial!
adorie o post!
bjinhusss

Ivone disse...

Que lindo o seu blog fiquei sua fã!
Adoro festas juninas

bjs

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

oieee amiga querida!
que saudade daqui!
vim ver as novidades e desejar um ótimo fds!

=D

Postar um comentário