10 fevereiro 2010

O Maior dos Absurdos

Hoje, quarta-feira meio de semana é o dia da nossa parada para um papo sério. Então, vamos a ele:

Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO ?

Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1º/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o "coitadinho" não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.

Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias.
Não acredita?

Confira no site da Previdência Social.

Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS

Dizer que isso é totalmente verdade seria leviano, uma mentira, uma calúnia e não estou aqui para criticar, caluniar ou defender o governo e sim para mostrar os fatos como eles são, e é certo que quem entrou no Site da Previdência e leu e interpretou direitinho o que diz o artigo sobre Auxílio Reclusão verá que a Previdência Social não paga o auxílio para todos os presos indiscriminadamente. O sujeito deverá ter contribuido antes de ter sido  preso por qualquer crime hediondo ou não se contribuiu tem direito ou melhor é a sua família ou os seus dependentes que tem direito a receber tal benefício durante todo o período da detenção ou reclusão. (mais nada impede que ele obrigue a família a lhe passar esses valores. Aí já é uma outra história) Temos que concordar que sua família não tem nada a ver com os erros cometidos pelo mesmo e nem podem morrer a míngua.

O que não é justo é que nós a sociedade pague por isso, também não temos culpa e mesmo assim somos nós quem pagamos a conta. O que não é justo são os valores porquê esse auxílio é maior que um salário mínimo? Porque não fazer com que esses detentos trabalhem, produzam de alguma maneira e que os rendimentos desse trabalho seja enviado para sua família.  Já que não são todos que têm esse direito então, não seria tão difícil controlá-los. Porque as famílias das vítimas desses "detentos" também não ganham um auxílio tipo este pelo resto da vida. Pois muitas vezes a vítima é o provedor da família e sua vida é ceifada violentamente por um celular, um relógio,um tênis ou uns míseros Reais que não valem por uma vida, deixando sua família totalmente desamparada dependendo da caridade alheia "eles" cidadãos honestos, trabalhadores não ganham tal "benefício" nem tem Direitos Humanso a lutar por eles.
O que não é justo é que esse "auxílio" independe do tempo de contribuição. Já o trabalhador que tenta aposentar-se honestamente tem que "provar" tim, tim por tim tim numa via crucis humilhante documento em cima de documento toda e qualquer contribuição que fez nos últimos 30, 35 anos à Previdência Social.

Porque? Bem são tantos os porquês??

Pergunto-lhes:
1. Como ter motivação para estudar e ter uma profissão, fazer um Mestrado, Doutorado?

2. Como trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$510,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família?

3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado?

4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?

5. Como acreditar no discurso das autoridades políciais quando dizem que estão se esforçando pra diminuir a criminalidade?

6 - Como incentivar nossos filhos a estudar, a ter uma profissão, a batalhar por seus sonhos, ensinar-lhes os valores da moral, ética, caráter, honestidade. Que exemplo temos? Os nossos "políticos"??? "Vige Maria" esquece!!

Fico imaginando os nossos irmãos, heróis anônimos ou não os que deram a vida por este Pais, que morreram defendendo sua bandeira armados ou não, lutaram por um ideal por um sonho, por um Pais melhor, mais justo e humano, foram humilhados, deportados, executados e muitos desapareceram e continuam desaparecidos até hoje e não se sabe noticias, suas famílias não tiveram nem mesmo o direito de saber o que aconteceu a eles ou de enterrar os seus mortos; e tudo isso pra quê? Para ver o nosso País onde está agora?? Mergulhado nesse mar de lama que assistimos todos os dias? É lamentável..e muito triste saber que ainda vivemos sobre o domínio da Lei do Gérson (onde tem sempre alguém levando vantagem) e que os "maus" políticos, administradores do dinheito público, policiais, etc...ainda estão dominando o cenário público mas, chegará o dia em que eles não estarão mais lá. Isso depende muito mais de nós do que deles pois somos nós que colocamos eles "lá". Precisamos resgatar valores  perdidos, esquecidos, nossa consciência, valorizar e cobrar o nosso voto, juntos somos muitos. As eleições estão aí, somos nós quem elegemos os "homens" que legislam, julgam e executam as leis que nos norteiam e administram, precisamos urgentemente aprender a votar e a cobrar esse voto..o que não podemos é desistir! Somos brasileiros e não desistimos nunca... Temos que lutar por mudanças que os crimes hediondos sejam julgados como tal, temos que lutar pela reformulação da nossa Constituição, atualização e revisão dos Códigos Penal e Cívil, além de uma revisão e mudança do nosso Código Tributário onde hoje, quem ganha mais recolhe menos impostos. Mas essas mudanças só vão ocorrer se brigarmos por ela, nenhum benefício vem sem luta sem sacrificio..
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

10 comentários:

Katy disse...

Verdade...mas já percebi isso faz tempo, as pessoas que trabalham honestamente, são aquelas que menos recebem ajudas ou incentivos...
Quem não quer trabalhar, esse sim, tem 5 ou 6 filhos, recebe ajuda disso, daquilo....
Nosso país, sistema de governo, constituição e sei lá mais o que, incentivam a corrupção, "a vida fácil", a desonestidade........

E nós, trabalhadores é que pagamos o pato, ou melhor, a conta.

Beijos, amiga.

Anônimo disse...

VAMOS APLAUDIR, O NOSSO GOVERNO FEDERAL!!!
GRANDE APOLOGIA, À CRIMINALIDADE!! É VERGONHOSO!!
TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, MAS TENHO VERGONHA DO GOVERNO DO MEU PAÍS.
"ATENÇÃO SRS. ADVOGADOS CRIMINALISTAS! A SUA CARREIRA, ESTÁ CORRENDO UM GRANDE RISCO". VALEU JOSY, ESSE BLOG É REALMENTE, DE MUITA UTILIDADE PÚBLICA. E VOCE, COMO SEMPRE COMPROMETIDA COM A INFORMAÇÃO. PARABÉNS!! VOCE É 10!

BJÃO,
eu

J.R. Fernandez disse...

É um absurdo mesmo! Um estímulo a mais para se ficar na prisão. Se alguém merecia alguma indenização seria a pessoa que foi prejudicada pelo criminoso.
Mais uma vergonha para se ter no nosso país. :-(
Ótimo post. Parabéns!
Forte abraço, Fernandez.

Anônimo disse...

Excelente artigo, Josy!

Na realidade há benefícios que roçam o absurdo!

Beijinhos
Luísa

Mr.Jones disse...

nossa, fiquei de boca aberta e com cara de paisagem.
Eu hein.
abçs

Valéria Mello disse...

Me sinto mais traída ainda, quando leio uma coisa destas!

Valéria Braz disse...

Josy... esta é mais uma das vergonhas do nosso país.... como podemos exigir menos violência se o crime aqui compensa???????
Temos que rever é os conceitos sociais de ajuda governamental a sociedade.... acho que muitos valores andam invertidos, e o pessoal dos direitos humanos tem muita responsabilidade nesta história.
Beijo no coração

Principe Encantado disse...

Só mesmo em nosso belo, charmoso, e democrático país, vergonhas e mais vergonhas.
Abraços forte

Júlio [Ebrael] disse...

Eu já falei sobre isso no diHiTT!! E muita gente não entende!! Daqui a pouco os caras vão fazer filhos antes de serem assaltantes: serão os seguros-desemprego de vagabundo!!

Bjs!!

Leila Franca disse...

Vão acabar achando que vale a pena cometer qualquer crime e ir preso quando estiverem desempregados.

bjs

Postar um comentário