11 fevereiro 2010

Já é Carnaval em Salvador

Hoje às 21:00h o Prefeito entregará as chaves da Cidade ao Rei Momo (Pepeu Gomes) e pronto! Estará aberto oficialmente aos súditos do planeta a folia momesca

A cidade parou sua vidinha confusa e normal de metrópole dando lugar ao ritimo alucinado e alucinante do Carnaval. Hoje, 11/02 as 21:00 no Campo Grande é aberto oficialmente a folia Momesca..... mas, desde ontem (10/02) já rola desfiles de alguns blocos e bailes infantis nos camarotes de famosos tipo Daniela Mercuri , também a Lavagem Cultural aconteceu ontem, é uma lavagem tradicional que percorre as ruas do Centro Histórico reunindo e arrastando uma galera bem peculiar. É promovida pela da Fundação Cultural do Estado e acontece a cerca de 20 anos sempre na quarta-feira que antecede o Carnaval.

Este ano, seguindo a mais nova “tradição” implantada por nosso Excelentíssimo Sr. Prefeito da Cidade do Salvador o Rei Momo é Pepeu Gomes. O Nosso Prefeito que é um “cara” assim, diria .. moderno, antenado resolveu criar um estilo próprio e aboliu a figura do tradicional Rei Momo um cara gordo, zombeteiro, sarcástico que foi expulso do Olimpo a milhões de anos luz, então o nosso Queridissímo Sr. Prefeito resolveu expussá-lo também da nossa folia; isto para seguir a tendência, a “modernidade” (e acho que pra ficar na história como o cara que exterminou os Reis Momos gordinhos.. só pode!)
Acho que prefeitos, deputados, governadores, enfim homens públicos não estão preocupados se vão ou não acabar com uma tradição , folclore, ou qualquer manifestação popular vinda do povo de qualquer cidade, estado ou região se isso não interessa a eles. O que esses homens querem é apenas o uso pessoal e particular do poder usando-o em benefício próprio aproveitando é claro para ficar na história. É o poder pelo poder e nada mais. Nada é em beneficio do povo pelo povo, sempre há um interesse por trás.. quem pensa que não. Sugiro que acorde desse sonho pois, políticos assim ainda não nasceram pelo menos “aqui” nessas “praias tropicais” .

Cabe ao povo brigar, lutar para manter suas tradições mais o povo, nem um piu, quieto., Não se manifestou, aceitou os mandos e desmando de políticos que as vezes nem nasceram nas cidades que administram e portanto não sabem ou fazem idéia do que representa determinada festa ou até mesmo uma manifestação religiosa e mesmo assim, o povo permitiu que "eles" os "politícos" os donos do "poder" acabassem com uma tradição tão velha quanto o próprio Carnaval e tudo de uma hora pra outra, apenas usando a força de um decreto-lei, publicado no diário oficial. E pronto.! Tudo acabado! Então,.. não podemos reclamar aceitamos sufocar nossas tradições  assim estamos silenciosamente aceitando...
Tudo começou no Carnaval de 2008 foi quando seguindo as novas “tendências” e critérios os novos Reis Momos seriam eleitos por 'baianidade e notoriedade cultural'. E o primeiro eleito dessa nova Geração de Reis fora dos padrões e nova fase foi Clarindo Silva empresário do ramo gastronômico de Salvador proprietário da Cantina da Lua Restaurante de comida típica localizada no Centro Histórico .
No Carnaval de 2009, foi a vez de Gerônimo, músico, cantor e compositor.

E agora Carnaval de 2010, o eleito é Pepeu Gomes tudo bem que o cara tem bagagem é considerado um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music". Mais ao meu ver não tem perfil para Rei Momo.
Enfim Rei morto Rei posto e que seja feita a vontade dos suditos e da indústria do Carnaval é claro, pois o show não pode parar e ao final das contas, não estamos agredindo tanto assim nossa tradição né? Pois, as pessoas que aqui estão a pular e curtir o nosso Carnaval não tem nada a ver com nossas tradições e baianidade. São 2 milhões de pessoas por dia que literalmente  tomam conta de nossas ruas e avenidas, nos sufocam, nos apertam e nada deixam, nada levam. Ou vocês acham que esse bando de gringos vão levar nossa cultura pro lado de lá??... oxente!!!
E como diria um famoso refrão vamos nessa porque “ Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu...”

2 comentários:

Anônimo disse...

Os politicos e seus interesses pessoais,lamentável.
Bom carnaval,mesmo sem o rei momo original.
Bjs!

soninha disse...

Oi menina! Fz um selinho "carnavalesco" com duas bananas se esbaldando,para o teu blog.Se puder pega antes da quarta-feira de cinzas...rs.bjs e paz!
Está no blog Lindos Selinhos.

Postar um comentário