11 dezembro 2009

Xinxim de bofe

Receita do Dia

                                 

Ingredientes




2 kg de bofe fresco (de boi)
½ kg de camarões fresco ou seco
2 cebolas
3 tomates
coentro, coentro largo e cebolinha vontade (à)
2 xícaras de dendê
Leite de 1 coco
alho socado com sal
2 colheres (sopa) de farinha de camarão
1 colher (sopa) de farinha de amendoim
1 colher (sopa) de farinha de castanha
Óleo

Modo de Fazer

Corte o bofe em pedaços pequenos. Tire todos os nervos. Afervente em água e sal. Escorra. Passe na máquina de moer carne em processador ou Peça não muito fina. Leve ao fogo para cozinhar. Acrescente os outros ingredientes Devidamente processados ou masserados em prato de tempero próprio, não coloque todo o tempero agora. (separe um pouco para quando uma moqueca Estiver quase cozida.) Ponha um pouco de água. Deixe cozinhar um moqueca do bofe. Ponha o leite de coco não bofe quase cozido, Juntamente com o restante do tempero que separou. Deixe ferver um pouco. Mexa sempre para não pegar no fundo da panela. Experimente o sal. Se gostar, ponha 1 pimenta de cheiro antes de tirar do fogo. Deixe alguns camarões inteiros para colocar na moqueca quase cozida.

Obs: O xinxim de bofe DEVE ficar com o mínimo de caldo possivel. O bofe demora um pouco para cozinhar. Daí necessário ser sempre colocar um pouco de água quente. Só ponha o último tempero quando secar a água.


As imagens, textos e poemas deste post., Estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta-se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos uma postagem do ar. Desde já, Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário