04 dezembro 2009

Hoje, é dia de Santa Bárbara


Santa Bárbara é uma santa cristã comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa, que foi uma virgem mártir no século terceiro. É considerada a protetora contra tempestades, raios e trovões.


Por discordar de seu pai, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo e seguia a Fé Cristã.  Bárbara foi torturada e praça pública. juntamente com uma jovem cristã de nome Juliana que foi torurada por ter denunciou os nomes dos carrascos de Bárbara, ela foi presa e entregue à morte juntamente com Bárbara.

Bárbara teve os seios cortados, depois foi conduzida para fora da cidade onde seu próprio pai a executou, degolando-a. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão ribombou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro seu pai.

Depois deste acontecimento Santa Bárbara passou a ser conhecida como protectora contra os relâmpagos e tempestades e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.


A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Santa Bárbara também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.

Em 4 de dezembro os festejos em homenagem a Santa Bárbara começaram normalmente às cinco horas, com queima de fogos de artifício, na alvorada, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos, onde, às sete horas, uma missa é rezada. Após as bênçãos, uma procissão percorre as ruas do Centro Histórico de Salvador. O cortejo prossegue até o Corpo de Bombeiros, cuja corporação tem a santa como padroeira. A imagem da santa entra na sede dos bombeiros, sendo saudada com fogos, sirene e jatos de água, dá uma volta no pátio e sai em direção ao Mercado de Santa Bárbara, onde é servido o tradicional caruru para os fiéis.

Oração de Santa Bárbara

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Fonte: wikipedia.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário