08 dezembro 2009

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia



Trata-se de uma manifestação religiosa de origem católica A festa em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia é a maia antiga festa religiosa do Brasil, sendo comemorada desde o ano de 1549, quando o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, iniciou a sua devoção na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia cuja fachada em pedra de lioz veio de Portugal.

Os festejos começam ainda no final de novembro, com a novena que é realizada todas as noites na Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia a Cidade Baixa em Salvador. O ponto alto da festa religiosa e a celebração que envolve uma missa campal em louvor à santa é a procissão que percorre as ruas do comércio levando a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Deus Menino.

Durante o trajeto, uma parada obrigatória na Igreja do Corpo Santo, onde junta-se ao cortejo a imagem de São José.

Paralelamente, ocorre a tradicional festa, nas imediações do Mercado Modelo, com barracas de comidas típicas e bebidas, unindo a profana alegria do baiano à sagrada devoção religiosa.



8 de dezembro é também o  Dia da Família




Esta data foi instituída em 1963. Segundo o texto do Decreto nº 52.748, na família ideal existe amor, confiança, cooperação, respeito, obediência, compreensão e tolerância. A partir dela, adotamos valores e formamos nossa identidade. Existem famílias de vários tamanhos, com diversos costumes e até aquelas que incluem pessoas que nem são parentes. Mas, de qualquer maneira, a família é a forma mais básica de organização da sociedade.






Fonte: wikipedia.com.br

As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eta!
Povo festeiro!!!!1
Bjos

Postar um comentário