13 dezembro 2009

Aniversariantes & Homenagens do Dia




1935 - Adélia Prado, escritora brasileira.





1953 - Nando Cordel, cantor brasileiro.





 Milena, estudante baiana





• Dia do Cego e do oculista
• Dia do Marinheiro
• Dia do Pedreiro
• Dia Nacional do Forró
• Dia de Santa Luzia


Hoje a nossa homenagem vai para Ana Justina Ferreira Nery que foi uma pioneira da enfermagem brasileira. Nascida em 13 de dezembro de 1814 na cidade de Cachoeira, município brasileiro no estado da Bahia, distante cerca de 120 km de Salvador.

Ao irromper a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), Dois de seus três filhos que eram oficiais do Exército, ambos Seguiram para o campo de luta. Ana Nery viúva como era e se viu praticamente sozinha, escreveu então ao presidente da província uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito.

Deferido o pedido, partiu de Salvador incorporada ao décimo batalhão de voluntários (agosto de 1865), na qualidade de enfermeira.

Durante toda uma campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da Frente de Operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada uma guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha ea Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade no dia 20 de Maio de 1880 e em 1923 foi fundado por Carlos Chagas Uma primeira escola oficial de enfermagem que recebeu o nome de Escola de Enfermagem Ana Nery Em sua homenagem ..

Se por acaso mora em Salvador ou esta aqui a passeio ou quem sabe, passas Pretende as férias por aqui. Vale a pena conhecer o MUNEAN - Museu Nacional de Enfermagem Ana Néri

Concebido para compor um espaço único, o Museu Nacional de Enfermagem Ana Néri Assumiu o compromisso de, mais do que meramente preservar uma história da enfermagem, fomentar cada passo do processo evolutivo da profissão rumo ao futuro. Pode também visitar o site clicando nenhum link abaixo:


Fonte: Wikipedia.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., Estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta-se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos do ar uma postagem. Desde já, Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jhô! Muito Obrigada! Amei! Sei que ultimamente voce não tem feito nada, nos dias de domingo, então eu dei sorte.
Ah! gostei do dálmatas com as flores. são para mim? obrigada. Um beijo pra voce.

Postar um comentário