16 dezembro 2009

Aniversariantes e Homenagens do Dia



1962 - Luciana Braga, atriz brasileira.











 Ludwig van Beethoven, compositor erudito alemão


Beethoven foi batizado em 17 de Dezembro de 1770, TENDO nascido presumivelmente no dia anterior, na Renânia do Norte (Alemanha). Sua família era de origem flamenga, Cujo sobrenome significava horta de beterrabas e não qual é a partícula van não indicava nobreza algumafoi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) eo Romantismo Século (XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo Como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.



Madre Paulina

Amábile Lúcia Visintainer, hoje Santa Paulina, Nascida em 16 de dezembro de 1865 em Vigolo Vattaro, Itália. Foi uma religiosa ítalo-brasileira canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II. Família de poucas posses que em 1875 emigra para o Brasil estabelecendo como muitos outros trentinos,-se na localidade catarinense de Nova Trento.

Desde muito cedo, actuante nos serviços religiosos da sua paróquia, EMITE os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.

A partir de 1918 um ter uma vida passa muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava SÉRIOS problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.

Em 18 de Outubro de 1991 foi beatificada pelo Papa João Paulo II Por ocasião da sua visita a Florianópolis. Foi por fim canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, Recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.



Olavo Bilac

Nascido no Rio de Janeiro a 16 de dezembro de 1865 foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em que ocupou a cadeira n º. 15, que tem Gonçalves Dias por patrono. Olavo Bilac, além de poeta Parnasiano, Cronista, Contista, Conferencista e autor de livros didáticos, deixou também na imprensa do tempo do Império e dos primeiros anos da República vasta colaboração humorística e satírica, no seu principal livro, "Poesias", Incluiu Bilac alguns sonetos satíricos, sob o título de "Os Monstros". Escreveu livros em colaboração com Coelho Neto, Manuel Bonfim e Guimarães Passos, sendo que, com este último, o volume intitulado "pimentas", de versos humorísticos.


Fonte: wikipedia.com.br

As imagens, textos e poemas deste post., Estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta-se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos uma postagem do ar. Desde já, Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário