02 dezembro 2009

Aniversariantes & Homenagem do Dia



 1953 - Stephan Nercessian, ator e político brasileiro.




1972 - Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro.




1978 - Nelly Furtado, cantora e atriz canadense.  



1981 Britney Spears, cantora norte-americana.





• Aniversário de Araçatuba - São Paulo
• Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
• Dia Nacional do Astrônomo
• Dia das Relações públicas
• Dia do Samba
• Mitologia hindu - Festa de Shiva, deus da dança e do movimento


02 de Dezembro Dia do Samba

O dia do Samba, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara "Aquarela do Brasil", com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil.

O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca. Apesar do samba existir em todo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco.


 
Fonte: wikipedia.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!!
Eta! agora não dá + pra segurar a partir de hoje começa o período de festa pra nós soteropolitanos vem ai o festival de verão e que venha as lavagens (todas) o carnaval, haja fôlego de hoje até a quarta de cinzas ninguém segura "nois"
bjão no coração

Anônimo disse...

Eta!!!
É só dizer o bloco que você vai que eu vou atrás!!!
bjus

Paulo

Postar um comentário