20 novembro 2009

Aniversariantes e Homenagens do Dia



1976 - Caio Junqueira, ator brasileiro.






1972 - Cláudio Heinrich, ator brasileiro.









 
• Aniversário de Auriflama- Cidade do Interior de São Paulo - Brasil.
• Dia da Consciência Negra no Brasil, feriado municipal em algumas cidades do país.
• Dia Universal da Criança - Criado por resolução das Nações com iniciativa da UNICEF.
• Mitologia africana: Dia de Mawu, deusa suprema criadora de todas as coisas.
• Dia do Biomédico.


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

 

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Fonte: wikipedia.com.br




Fonte: wikipedia.com.br
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos à postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.





2 comentários:

Anônimo disse...

Legal esse poste sobre a consciência negra.
Bjus e parabéns!!

Anônimo disse...

Amei esse vídeo adoro essa música e não sei o porquê? Um dia ainda vou a Bahia ver o desfile do Ilê. bjos parabéns!!
Cacau

Postar um comentário