04 outubro 2009

São Francisco de Assis


Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica. São Francisco de Assis foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica.

Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro é também o Dia Mundial dos Animais.

Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas considerado o padroeiro dos animais. De fato, é comum encontrar nas sedes das entidades de proteção animal imagens do santo italiano. Por sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.
Fonte: saofranciscodeassis.hpgvip.ig


Oração de São Francisco - Oração da Paz

Senhor,

Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver duvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,

Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que vive para a vida eterna

Amém.

1 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima homenagem a São Francisco, A sua oração, deveria ser seguida, como filosofia de vida. Talves o mundo estivesse menos violento, mas infelizmente, o egoísmo humano, impede que que a vida seja menos desumana, cada um só pensa em sí. Mas cada um é responsável, por suas atitudes....

Postar um comentário