04 outubro 2009

Que tal conectar-se pela tomada?


Internet via rede elétrica sai da fase de testes e aumenta opções para o acesso à web


Agora é uma questão de tempo para a internet via rede elétrica chegar a sua tomada. As regras para que as empresas comecem a oferecer energia Baseada na tecnologia BPL (Broadband Over Powerlines), para conexão com a internet que permite tráfego de dados pelas linhas elétricas já foram aprovadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O sistema já vem sendo testado no Brasil há alguns anos. Em São Paulo, cerca de 150 pessoas já contam com este tipo de banda larga fornecida pela Eletropaulo Telecom. "


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamentou a tecnologia em abril, após uma consulta pública e uma série de testes. A preocupação foi estabelecer as condições para conviverem harmonicamente com as tecnologias já existentes, os testes realizados mostraram que é uma tecnologia é segura em relação a seu maior problema: A possibilidade de causar interferências na Radiofusão.


A fase de licitações já começaram e estamos na expectativa para ver quem é que vai abocanhar o mercado. As empresas de energia elétrica Têm duas opções: ou alugam uma infra-estrutura da rede para as telecomunicações oferecerem uma conexão, ou elas nas mesmas criam Subsidiárias para prestar o serviço.

As Agências estão estudando o caminho melhor e o menor custo. A Aneel diz que o aluguel da rede pode baratear a conta de luz, e afirma que a nova tecnologia baseada em energia elétrica contribuirá para a inclusão digital - afinal, uma rede elétrica chega a 98% das residências no país.

Uma coisa, no entanto, é certa: este novo tipo de conexão com a internet fará novas empresas entrar no mercado de banda larga. O que com certeza vai melhorar para o consumidor, pois diz a máxima que quanto maior for à concorrência melhores serão os serviços prestados. É o que realmente esperamos.
Fonte: folhaonline

2 comentários:

Anônimo disse...

Curto muito tudo isso...
blza!

Anônimo disse...

A idéia é muito boa, porém, as Agencias, devem realmente, procurar um caminho mas curto, e mais barato, caso contrário, a conta de energia(que já não são baratas), irão explodir, o bolso do consumidor. Vamos esperar....

Postar um comentário