24 outubro 2009

Plantas que crescem e ficam bonitas em apartamentos


Você sonha em ter belas flores em seu apartamento, mas as plantinhas murcham e morrem aos poucos? Calma, talvez as escolhas estejam erradas.

O segredo é saber que tipo de plantas se dá bem nesses ambientes. Com isso, você vai passar a contemplar a natureza mesmo do 10º andar de um prédio encravado na cidade grande. Ainda há, porém, muito preconceito em relação ao assunto.

“Muita gente pensa que, se comprar uma planta, está adquirindo um problema, mas isso não é verdade”, diz a arquiteta Bruna Castro, da Tecnisa. Segundo ela, é preciso escolher a espécie adequada para cada ambiente levando em consideração a ventilação e a iluminação natural do local.

Para os terraços, área vulnerável às intempéries do tempo, o recomendado são espécies como fícus (Ficus benjamina), bixinho bola (Buxus sempervirens) e dracena (Dracena fragrans).

Para o living, área com menos incidência de sol, o ideal são espécies como licuala (Licuala grandis), ráfia (Rhapis excelsa), lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica) e pacová (Philodendron martianum).

A yuca (Yucca elephantipes) se dá bem nos dois espaços.

E Para manter as plantas sempre bonitas e saudáveis, o paisagista Flávio Martins Rocha, da L&L Paisagismo, ensina:

• Irrigar de duas a três vezes por semana de forma bem distribuída.

• Também é importante, ao menos uma vez por semana, fazer a lavagem e limpeza das folhas, usando um borrifador comum, que pode ser encontrado em feiras livres ou super mercados. Cuidado com os excessos: o mais importante é manter a terra úmida, e não encharcada.

• Adubar, a cada três meses, com produto específico encontrado em lojas especializadas, ou adubos orgânicos…
Fonte: suplemento jornal tribuna catarinense

1 comentários:

Anônimo disse...

Plantas... Jardins... Flores... essa é a minha praia! Adoro "regar", o jardim de casa... o jardim da vida... o jardim do amor... eu

Postar um comentário